Confira as estreias da semana nos cinemas (27/07 a 02/08)

Por Sérgio Oliveira

Chegamos à última semana de julho e, diferentemente das vacas magras da semana passada, esta daqui está recheada de estreias. E não estamos falando apenas de blockbusters, mas também de filmes mais cults que prometem agradar a todos os tipos de público.

Falando primeiramente daqueles que prometem ser sucesso absoluto de bilheteria, não resta dúvidas de que o grande lançamento da semana é Dunkirk. Dirigido pelo aclamado Christopher Nolan, o filme conta a história da Batalha de Dunquerque em três momentos distintos. Na ocasião, cerca de 400 mil soldados aliados ficaram encurralados por uma divisão panzer alemã na França. Isso fez com que cinco nações se mobilizassem para evacuar os militares, sendo que 300 mil deles fugiram do local por via marítima.

Se por um lado Dunkirk conta uma história verídica, Em Ritmo de Fuga vai no caminho oposto ao retratar a vida de um jovem chamado Baby, que trabalha como piloto de fuga para alguns assaltantes. O mais curioso é que o filme rendeu análises positivas da crítica especializada, que chegou a dizer que se trata do melhor filme do ano, mas o público vem relatando que ele é "apenas OK" e, vejam a ironia, sofre com a falta de ritmo. Para sabermos quem está falando a verdade, só indo aos cinemas.

Agora se você prefere filmes que fogem à fórmula hollywoodiana, esta semana traz duas estreias nacionais e outras três internacionais. Entre eles, Love Film Festival, com Leandra Leal, surge como uma boa pedida. Nele, conhecemos a história de Luzia e Adrián, que alimentam sua paixão apenas quando se encontram, curiosamente, apenas durante festivais cinematográficos.

Abaixo você confere a lista completa de filmes que chegam aos cinemas nesta semana. Cada um vem devidamente acompanhado de sua sinopse e trailer. Analise-os e veja qual o que mais lhe agrada para fechar este mês de julho do jeito que ele merece: no escurinho do cinema e com uma boa pipoca. Bons filmes!

Dunkirk

Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha três momentos diferentes: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo; um dia inteiro em alto mar, quando o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país; e uma semana na praia, quando o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.

Em Ritmo de Fuga

O jovem Baby (Ansel Elgort) tem uma mania curiosa: ele precisa ouvir músicas o tempo todo para silenciar o zumbido que perturba seus ouvidos desde um acidente na infância. Excelente motorista, ele é o piloto de fuga oficial dos assaltos de Doc (Kevin Spacey), mas não vê a hora de deixar o cargo, principalmente depois que se vê apaixonado pela garçonete Debora (Lily James).

7 Desejos

A adolescente Claire (Joey King) descobre uma caixa mágica que lhe concede sete desejos. Ela acaba fazendo apenas desejos pessoais e coisas ruins começam a acontecer. Com isso, Claire descobre que dentro da caixa vive uma entidade malvada, que pode estar causando esses acontecimentos terríveis.

Como se Tornar um Conquistador

Desde criança, Maximo (Eugenio Derbez) sonhava em se tornar rico sem precisar trabalhar. Durante a juventude, ele conhece uma viúva milionária e se casa com ela. Décadas depois, vivendo numa mansão e cercado por carros de luxo, Maximo acaba sendo dispensado pela mulher. Agora, sem dinheiro e sem experiência de trabalho, ele tem de buscar abrigo na casa da irmã Sara (Salma Hayek), que leva uma rotina modesta. Aos poucos, o aproveitador descobre novos valores de vida.

Love Film Festival

Luzia (Leandra Leal), uma roteirista brasileira, e Adrián (Manolo Cardona), um ator colombiano, se conhecem e se apaixonam em meio a um festival de cinema. Uma história de amor que é desenvolvida em outros cinco encontros, todos eles em festivais de cinema ao redor do mundo. Nessa mistura de ficção e realidade, tudo é possível, e o casal revive clássicas cenas românticas de filmes.

Esteros

Matias e Jeronimo são amigos desde a infância. Na adolescência, os dois se apaixonam um pelo outro, mas a vida acaba os separando. Os anos passam e eles se reencontram, o que dá início à rememoração de lembranças e gerando dúvidas se querem retomar esse relacionamento.

O Reencontro

Claire (Catherine Frot) exerce sua profissão de parteira com muita paixão. Ela é conhecida por ser uma mulher séria e prudente, além de bastante solitária. Sua vida se transforma com a aparição inesperada de Beatrice (Catherine Deneuve), uma antiga amante de seu pai, em busca de ajuda para problemas pessoais. Claire hesita em ajudá-la a princípio, mas logo apoia a mulher extravagante e descobre um modo de vida muito diferente do seu.

O Reino da Beleza

Durante um colóquio na cidade de Toronto, Luc Sauvageau (Éric Bruneau), um arquiteto casado com Stéphanie (Mélanie Thierry) e natural do Quebec, conhece Lindsay (Melanie Merkosky), uma mulher intrigante. Luc acaba se apaixonando pela mulher e começa um relacionamento apaixonado e tortuoso com ela.

Foucault Contra Si Mesmo

Filósofos e historiadores comentam as marcas da rica e contraditória produção intelectual de Michel Foucault num breve panorama de sua carreira ilustrador por entrevistas com o próprio pensador e relacionado com passagens de sua vida fora do ambiente acadêmico.

Vale lembrar que as datas e os locais de estreia são definidos pelas distribuidoras, portanto consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz na sua cidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.