Confira as estreias da semana nos cinemas (24 a 30/08)

Por Sérgio Oliveira

Seguindo a tradição de sempre, quinta-feira é dia de estreia nos cinemas brasileiros. E, como sempre, nesta semana temos lançamentos para todos os gostos, desde blockbusters hollywoodianos a produções estrangeiras independentes, passando, claro, por um punhado de filmes nacionais que debutam nas salas de todo o país.

O grande destaque fica por conta de A Torre Negra. Adaptado do livro O Pistoleiro, da série A Torre Negra, de Stephen King, o filme é considerado uma das mais ambiciosas transições de um texto do cultuado escritor. Com elementos de fantasia, violência, misticismo e ficção científica, a película vem rendendo críticas mistas: quem leu a obra escrita, não gostou; quem assistiu por diversão, saiu contente. Para o bem ou para mal, fica a dica.

Outra produção hollywoodiana que estreia esta semana é Na Mira do Atirador. Com apenas três atores, ele retrata os absurdos da guerra em momentos de angústia envolvendo dois soldados americanos e um atirador de elite iraquiano. Protegidos por um muro semidestruído, os soldados agonizam e tentam se manter vivos em meio ao sofrimento e desespero.

Por fim temos Bingo - O Rei das Manhãs. Último filme de Domingos Montagner, que morreu afogado no Rio São Francisco há um ano, ele mostra que a vida de um palhaço (fortemente inspirada em Arlindo Barreto, um dos atores que interpretou Bozo) por baixo da maquiagem não é lá tão engraçada assim.

Além dessas três indicações, há oito outros filmes que estreiam no circuito nacional a partir de hoje. Então, se você está procurando algo bom para fazer no fim de semana, é só dar uma olhadinha na lista abaixo, se programar e separar o dinheiro para a pipoca. Bons filmes!

A Torre Negra

Roland Deschain (Idris Elba), conhecido como Pistoleiro, é o último descendente do clã de Gilead e representante da linhagem de exímios pistoleiros. Ele parte numa jornada para impedir a devastação completa do Mundo Médio e, para isso, tem de encontrar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e espaço. Durante a busca, ele tenta alcançar o misterioso Homem de Preto (Matthew McConaughey), pois acha que ele sabe o caminho para chegar ao tão desejado destino.

Na Mira do Atirador

Durante a Guerra do Iraque, os militares americanos Isaac (Aaron Taylor-Johnson) e Matthews (John Cena) acabam ficando encurralados no deserto. Matthews é atingido por um atirador de elite iraquiano e, na companhia de Isaac, entram num jogo psicológico enquanto tentam encontrar uma forma de escapar da mira do sniper.

O Castelo de Vidro

A jornalista Jeannette Walls (Brie Larson) cresceu numa família disfuncional com costumes bem peculiares. À medida em que crescia, ela foi tentando moldar uma identidade própria. Já adulta, Jeannette tenta relegar o seu passado. No entanto, quando reencontra os pais, relembra tudo o que viveu e começa a questionar se é realmente feliz.

Bingo - O Rei das Manhãs

Nos anos 1980, Augusto Mendes (Vladimir Brichta) consegue um emprego que o coloca na frente dos holofotes. Sob uma pesada maquiagem, peruca vermelha e roupa de palhaço, ele se transforma no apresentador de TV Bingo, que todas as manhãs anima a criançada. Mas, longe das câmeras, Arlindo precisa manter sua identidade em segredo e mergulha no mundo das drogas, até que encontra em seu filho e na religiosidade as forças que precisa para se reerguer na vida.

Doidas e Santas

A psicanalista Beatriz (Maria Paula) está passando por uma crise e nem lembra mais quando foi a última vez que deu uma gargalhada. Ela não está nada satisfeita com o trabalho e muito menos com o marido (Marcelo Faria), que anda bem ausente. Com a ajuda da amiga Valéria (Flávia Alessandra), Beatriz recomeça a vida e percebe que um pouco de loucura não faz mal a ninguém.

A Finada Mãe da Madame

Bahia, anos 1970. O bancário Lúcio é um homem sonhador que não dá a mínima para a esposa carente, Terezinha. Quando estão juntos, a única coisa que fazem é brigar. Mas tudo é interrompido com a notícia da morte da sogra nada simpática dele.

Um Filme de Cinema

Documentário traz como cenário as ruínas do Cine Continental, que fica no sertão da Paraíba. Lá, diversos nomes da sétima arte, como Hector Babenco, Ruy Guerra, Ken Loach e Gus Van Sant discutem muitos temas do cinema como a forma de se trabalhar e qual a função dos filmes.

Mimosas

Um xeique idoso tem um último desejo na vida. Para realizá-lo, ele e uma caravana partem rumo às montanhas marroquinas. Um jovem recebe a missão de protegê-lo e o trajeto perigoso pode ameaçar todo o plano.

Shivá - Uma Semana e um Dia

Eyal e a mulher, Vicky, acabaram de perder o filho. Eles se isolaram nos últimos dias para passar por esse luto. Vicky então retorna ao trabalho de professora. Mas Eyal sente dificuldade em retomar a vida. Ele acaba se aproximando do vizinho, que tem uma idade próxima do falecido filho, e os dois passam os dias fumando maconha.

Últimos Dias em Havana

Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

Bye Bye Alemanha

David Berman e os amigos conseguiram sobreviver ao Holocausto. Eles não querem ficar mais na Alemanha e sonham em imigrar para a América. Para isso, fazem todo tipo de bico para conseguir dinheiro. No entanto, percalços surgem pelo caminho.

Vale lembrar que as datas e os locais de estreia são definidos pelas distribuidoras, portanto consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz na sua cidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.