Confira as estreias da semana nos cinemas (17 a 23/08)

Por Sérgio Oliveira

Agosto continua a todo vapor e as estreias nos cinemas não param. Prova disso é que nesta semana teremos nada mais nada menos que 11 lançamentos no circuito nacional, um número altíssimo e que deixa qualquer cinéfilo louco.

Entre as produções que estreiam em todo o Brasil, a que merece mais destaque é Annabelle 2: A Criação do Mal. Originalmente um derivado de Invocação do Mal, o filme original, de 2014, conseguiu arrecadar incríveis US$ 256 milhões em todo o mundo e recebeu sinal verde para ganhar uma continuação. Seguindo os passos do antecessor, Annabelle 2 aposta na boneca amaldiçoada que atormenta a vida de quem quer que passe por sua frente - uma fórmula que aparentemente agrada bastante o público, já que o título vem liderando as bilheterias nos Estados Unidos. Então, se você curte tomar uns sustos aqui e acolá, esta pode ser uma boa pedida.

Fazendo referência ao poema Eu Canto o Corpo Elétrico do americano Walt Whitman, em Corpo Elétrico o diretor Marcelo Caetano conta a história de um jovem gay, explorando sua sensualidade e fugindo de estereótipos ao retratar seu dia a dia num ambiente fabril na cidade de São Paulo. Além disso, o diretor consegue, com maestria, tirar o sexo de seu pedestal, dessacralizando e quebrando tabus.

Por fim, em tempos em que assuntos como intolerância e preconceito estão cada vez mais voga, o documentário Intolerância.doc surge como um must see. Apesar de estrear em um circuito mais restrito, o filme tenta fazer, de maneira bastante corajosa, o público entender como o ódio acumulado pelo diferente pode resultar em crimes e práticas hediondas.

Claro que essas são apenas três sugestões num mar gigantesco de estreias nesta semana. Abaixo você confere cada lançamento individualmente, acompanhados por suas respectivas sinopses e trailers. Escolha aquele filme que mais lhe agrada e já vá se agendando para um fim de semana dentro do cinema. Divirta-se!

Annabelle 2: A Criação do Mal

Um colecionador de bonecas está em luto após a morte trágica de sua filha. Nessa fase, ele e a esposa recebem uma freira e meninas órfãs que estão sem abrigo. Na residência, elas acabam se tornando alvo da boneca possuída Annabelle.

Uma Família Feliz

A família Wishbone tem enfrentado muitos problemas e seus membros vivem brigando. A alegria passa longe da casa deles. A matriarca, então, resolve fazer uma festa para acalmar os ânimos. Mas uma bruxa transforma todos da família em monstros. Agora, eles também precisam se preocupar com essa nova situação.

João: O Maestro

Cinebiografia conta a história do maestro João Carlos Martins (Alexandre Nero). Ele é um homem sempre em busca da perfeição na carreira e vai galgando passos importantes na história da música clássica. Mas, quando ele sofre a perda do movimento das mãos, João Carlos precisa testar seus limites.

Corpo Elétrico

Elias (Kelner Macêdo) é um jovem empreendedor que criou uma fábrica de confecção de roupas femininas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre o trabalho e encontros com outros homens. Enquanto reflete sobre as possibilidades de futuro, começa a ficar cada vez mais próximo dos colegas do trabalho e vê os amigos seguirem caminhos diferentes dos seus.

El Mate

Russo foi sequestrado e está amarrado na casa do assassino de aluguel Armando. Este, por sua vez, aguarda os mandantes do sequestro. Nessa espera, quem bate na porta é um evangélico, pronto para levar a palavra de Deus para quem está na casa, despertando estranhos conflitos.

O Homem que Matou John Wayne

Documentário relembra a carreira do cineasta Ruy Guerra, de filmes como Os Cafajestes e Estorvo. Ele mesmo é um dos depoentes, assim como Werner Herzog, Chico Buarque e Michel Ciment. Além disso, a produção mostra um encontro imaginário entre Guerra e o ícone do cinema norte-americano John Wayne.

Viva o Cinema!

Documentário mostra crianças descobrindo o cinema de um ângulo diferente. Alunos do 5º ano da escola Carlitos, de São Paulo, participam do projeto Le Cinéma, Cent Ans de Jeunesse. Nele, os estudantes realizam um filme, desde a criação do roteiro, passando pelas filmagens até o lançamento, para mostrar o mundo às suas voltas.

Intolerância.doc

Documentário analisa o crescimento dos crimes de ódio no Brasil. Motivados pelo preconceito, temas como identidade de gênero, orientação sexual, futebol e religião são os estopins para brigas e mortes no país, gerando cada vez mais a busca pelo significado da intolerância entre algozes e vítimas.

Lady Macbeth

No século 19, a jovem Catierina Lvovna acaba sendo vendida para se casar com um homem mais velho. Isso só lhe traz ódio e desperta nela um desejo assassino. Ao mesmo tempo em que Catierina comete um crime, ela se sente livre e não arrependida.

Afterimage

Cinebiografia conta a história do pintor polonês Wladyslaw Strzeminski, cuja obra encantava, mas acabou esbarrando no Partido Comunista da União Soviética. Seu trabalho é retirado de galerias e museus, e muitas de suas pinturas são destruídas. Mesmo assim, ele luta para manter seus ideais artísticos diante da repressão política.

Últimos Dias em Havana

Miguel mora em Havana, Cuba, onde trabalha como lavador de pratos. O pouco que ganha, ele guarda para seu sonho de morar em Nova Iorque. Miguel aguarda seu visto ser aprovado e, enquanto isso não acontece, cuida do amigo, Diego, portador de HIV, que não suporta a ideia de ver Miguel partindo.

Vale lembrar que as datas e os locais de estreia são definidos pelas distribuidoras, portanto consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz na sua cidade.