Confira as estreias da semana nos cinemas (06 a 12/04)

Por Sérgio Oliveira

A primeira semana de abril de estreias nos cinemas finalmente está aqui. Contrariando um pouco o que vimos em março, que foi recheado de grandes e interessantes lançamentos, este mês mundialmente conhecido pelo Dia da Mentira parece abraçar todos os filmes que não tiveram espaço no calendário de lançamentos e acabaram encostados aqui.

Prova disso é a estreia de Os Smurfs e a Vila Perdida. Voltada principalmente para o público infantil, a nova aventura das criaturinhas azuis debuta nas telonas um tanto quanto deslocada, em um mês em que tradicionalmente a criançada não costuma ir aos cinemas. Talvez a estratégia seja mesmo evitar a concorrência e fazer o "maior segredo da história Smurf" brilhar. A gente só fica pensando se isso vai dar certo ou não.

Um pouco menos deslocado no calendário, Despedida em Grande Estilo chega contando a história de três aposentados que tentam dar uma chacoalhada na vida e aproveitar o dinheiro que têm no banco. Embora seja uma comédia promissora, que inclusive conta com Morgan Freeman no elenco, o filme também pode ser encarado com um quê de drama pelos brasileiros depois de sabermos que provavelmente jamais nos aposentaremos, só nos restando invejar quem um dia conseguiu tal direito.

Brincadeiras à parte, nossa terceira indicação é A Cabana. Baseado no best-seller homônimo do escritor William P. Young, o título retrata a jornada espiritual de um pai que teve sua filha brutalmente assassinada. Numa crise de fé, ele acaba sendo contatado por Deus e embarca numa jornada profunda de autoconhecimento na tentativa de reaver sua crença e alcançar o perdão.

A lista completa de estreias desta semana você confere logo abaixo. Todos os filmes estão com sinopse e trailer, então é só escolher o seu preferido, consultar os horários dos cinemas na sua cidade e separar o dinheiro para o ingresso e uma pipoquinha. Divirta-se!

A Cabana

Baseado no best-seller homônimo, o filme conta a jornada espiritual de Mack Allen Philips (Sam Worthington). Depois de ter sua filha mais nova brutalmente assassinada, ele entra em uma profunda depressão, questionando suas crenças mais íntimas. Diante dessa crise de fé, Mack recebe uma carta misteriosa, aparentemente escrita por Deus, convidando-o a retornar à cabana onde aconteceu a tragédia.

Os Smurfs e a Vila Perdida

Nesta nova aventura dos Smurfs, um mapa misterioso leva Smurfette e seus melhores amigos Gênio, Desastrado e Robusto em uma empolgante e divertida aventura pela Floresta Proibida rumo à Vila Perdida. O objetivo é chegar lá antes que o malvado feiticeiro Gargamel o faça e descobrir o maior segredo da história Smurf.

Despedida em Grande Estilo

Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin se unem para interpretar Willie, Joel e Al, três amigos que decidem deixar o tédio da aposentadoria de lado e quebrar a rotina pela primeira vez em suas vidas. O grande desafio é como fazer isso se o dinheiro de seus fundos de pensão está congelado. Desesperados, eles então decidem arriscar tudo em uma aposta ousada para dar um golpe no banco.

Por Trás do Céu

Aparecida (Nathalia Dill) sonha em ver de perto o que existe além do seu mundo. Moradora de um pequeno vilarejo nos confins do sertão nordestino, ela e seu marido Edivaldo veem suas monótonas vidas passarem sem sentido. Indignada com Deus e o Diabo, a mulher passa a questionar a existência, a dor e os limites do ser humano à medida que cresce o desejo de ir para a cidade grande.

Cães Selvagens

O que esperar de três homens que finalmente saíram da prisão e agora tentam se adaptar à vida civilizada? Esse é o dilema de Troy (Nicholas Cage), que procura uma vida limpa e sem complicações, mas não consegue esquecer da vida no crime; Diesel (Cristopher Matthew Cook), que perde a cada dia o interesse na rotina suburbana e na esposa; e Mad Dog (Willem Dafoe), que ainda sonha que com um crime perfeito que será a salvação deles. E adivinhe só o que acontece? O crime fala mais alto e os atrai para mais um golpe.

Dolores

Durante a Segunda Guerra Mundial, Dolores, uma mulher que ficou muitos anos longe da Argentina, precisa retornar ao seu país natal para cuidar de seu sobrinho após a morte de sua irmã. Lá, ela reencontra Jack, seu cunhado por quem foi apaixonada por toda sua adolescência e com quem começa um complicado caso de amor.

Gaga: O Amor pela Dança

Considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo, Ohad Naharin tem sua história contada neste documentário cujas filmagens levaram oito anos. Nele, o diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego.

Argentina

O diretor espanhol Carlos Saura explora o universo da cultura argentina, mostrando a variedade presente na música e na dança. Diversos artistas apresentam seus trabalhos e o palco abre espaço para o folclore popular do país.

Todas as Manhãs do Mundo

Este documentário mescla fantasia e realidade para mostrar como é o amanhecer na Amazônia, numa floresta do Canadá, num deserto do México, nas savanas da Zâmbia e no Ártico da Noruega. As câmeras registram uma jornada incrível e retratam o comportamento de animais em busca do café da manhã, pela sobrevivência e o nascer do sol.

Pitanga

Documentário nacional homenageia a vida e a carreira do ator Antônio Pitanga, grande nome do Cinema Novo. Pitanga relembra histórias com grandes amigos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Othon Bastos e também com a filha e atriz Camila Pitanga -- que estreia como diretora de longa-metragem aqui.

Vale lembrar que as datas e os locais de estreia são definidos pelas distribuidoras, portanto consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz na sua cidade.