Canaltech indica - Indie Game: The Movie

Disponível na Netflix, Indie Game: The Movie é um documentário canadense produzido e dirigido por James Swirsky e Lisanne Pajot que acompanha a saga de quatro desenvolvedores de jogos independentes. Além de mostrar os conceitos básicos do período de criação, eles se preocupam em mostrar todas as dificuldades financeiras, emocionais e de trabalho que existem até o produto ser lançado.

O documentário acompanha a dupla responsável por Super Meat Boy, Edmund McMillen e Tommy Refens; o criador de Fez, Phil Fish; e Jonathan Blow, a mente brilhante por trás do famoso Braid. Acompanhando períodos diários de trabalho dos desenvolvedores, com os familiares e os entrevistando, os diretores introduzem o conceito dos jogos indies aos mais leigos e mostram o quão complicado é criar um produto capaz de satisfazer jogadores, indústria e os próprios idealizadores com um número tão reduzido de pessoas.

Indie Games: The Movie

A narrativa do documentário é focada em humanizar os quatro desenvolvedores. As entrevistas estabelecem o primeiro contato que eles tiveram com os games e como enxergam as grandes empresas da indústria. Os laços familiares são realçados para mostrar o envolvimento dos parentes próximos durante os dias de produção. As perguntas tentam apresentar ainda mais das emoções que eles sentem em relação a um possível fracasso, falta de entendimento da imprensa sobre o jogo lançado, problemas legais com ex-parceiros e o tão aguardado sucesso.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Para amplificar a linha narrativa, a câmera encaixa-se com precisão a cada take. As cenas que retratam os jogos são capturas de tela bem executadas, não ocupam bastante tempo e são bem editadas para engrandecer a qualidade dos games. Quando o lado emocional conduz o roteiro, o plano se fecha e o enfoque é muito maior nos rostos dos personagens. O ambiente é muito bem apresentado para representar como são os locais de trabalho ou as residências dos criadores. No caso de Phil Fish, uma das cenas encaixa perfeitamente o ângulo da câmera para usar uma das decorações do estande de Fez ao criar a alusão de que sua criação é o reflexo dele.

Indie Game: The Movie é um ótimo documentário para apresentar todo o trabalho árduo que existe na criação de um jogo independente, compreender como o mercado digital é importante para a indústria, enxergar os profissionais por um lado mais humano e conhecer produções tão boas quanto as famosas franquias dos grandes estúdios que chegam incompletas às prateleiras.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.