Canaltech Indica: Codegirl

Por Gustavo Rodrigues | 13 de Abril de 2016 às 20h50

Codegirl é um documentário de aspecto feminista que mostra o esforço de jovens garotas de locais diferentes do mundo em busca de melhorias para suas comunidades através de uma competição tecnológica, mas mais do que isso, ele acompanha o empenho delas para transformar uma ideia em um projeto empreendedor em pouquíssimo tempo e realizar sonhos que até então eram inimagináveis.

O documentário começa falando sobre as vencedoras de 2014 do Technovation, uma equipe da Moldávia que criou um app capaz de encontrar poços pela região e qualificar o quão boa é a água, já que a comunidade delas sofre com esse problema. A partir desse ponto, a produção começa a acompanhar garotas de várias partes do mundo que estão participando da versão 2015 da Technovation. Equipes do Brasil, México, Estados Unidos e Nigéria ganham o destaque das documentaristas.

Codegirl

A produção deixa claro seu aspecto feminista na primeira imagem do longa, questionando quantas mulheres trabalham com tecnologia pelas empresas ao redor do mundo. Esse ponto é realçado quando as jovens contam como foram as reações de algumas pessoas ao redor delas que enxergam aquele tipo de trabalho exclusivo para homens. Outro ponto que ressalta isso é a equipe mexicana, que pensa num aplicativo para identificar a violência doméstica que existe pelo país, algo que é contrastado rapidamente com a cultura de lutas livres local.

Entretanto, não é apenas este o foco de Codegirl. Ele aborda como as jovens precisam aprender rapidamente a desenvolver, programar e apresentar o aplicativo delas como um produto que será realmente consumido. Este processo ganha contrastes importantes pelo aspecto cultural que as equipes têm. Enquanto as garotas brasileiras desenvolvem um app que tem o intuito de conscientizar as crianças sobre o consumo de água, um problema natural para diversas regiões do país, outras jovens desenvolvem projetos com enfoque no convívio ou em minimizar os problemas de direção indevida de adolescentes.

Codegirl mostra-se inteligente ao não se focar em apenas uma equipe para retratar as jovens em um projeto inovador, assim podendo transitar pelos aspectos culturais de diferentes regiões do planeta, a evolução delas na visão das pessoas da comunidade, os aspectos básicos de empreendedorismo e quebrar o tabu de algumas regiões do globo de que tecnologia é algo exclusivo para homens.

Codegirl é um dos documentários disponíveis no catálogo da Netflix.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.