Publicidade

Brasil está fora da lista de indicados ao Oscar 2018

Por| 15 de Dezembro de 2017 às 11h35

Link copiado!

Brasil está fora da lista de indicados ao Oscar 2018
Brasil está fora da lista de indicados ao Oscar 2018

O sonho de termos um filme brasileiro vencedor do Oscar, mais uma vez, chegou ao fim. Na noite desta quinta-feira (14), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou a última lista preliminar de possíveis indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano que vem. Bingo: O Rei das Manhãs, candidato de nosso país à estatueta, ficou de fora.

O filme dirigido por Daniel Rezende e estrelado por Vladimir Brichta e Leandra Leal vinha recebendo forte campanha internacional em prol da indicação, com exibições nos Estados Unidos e Europa voltadas para garantir uma vaga entre os indicados. A nomeação de Bingo como o concorrente nacional ao Oscar foi feita em novembro pelo Ministério da Cultura em parceria com a Academia Brasileira de Cinema.

No enredo, acompanhamos a saga de um ator de pornochanchadas que acaba ascendendo para o sucesso na pele do palhaço Bingo, que se torna um sucesso entre as crianças. Com isso, entretanto, vem o distanciamento da família, os problemas com a droga e a notoriedade por trás da máscara de um personagem, sem reconhecimento para o próprio intérprete. O filme é inspirado na história de Arlindo Barreto, um dos principais homens por trás do palhaço Bozo no Brasil.

Bingo: O Rei das Manhãs estreou em agosto deste ano e foi eleito como o candidato brasileiro ao Oscar 2018 entre 23 outros longas, com direito a nomes reconhecidos como Como Nossos Pais e O Filme da Minha Vida. A última vez que o Brasil concorreu a uma estatueta de filme estrangeiro no Oscar foi em 1999, com Central do Brasil, e já apareceu em outras categorias ao longo dos anos.

Continua após a publicidade

A lista final de pré-candidatos ao Oscar 2018 também tem outras ausências notórias. Angelina Jolie, por exemplo, ficou de fora com First They Killed my Father, filme cambojano que mostra os horrores da ascensão do Khmer Vermelho no país, e um grande favorito, 120 Battements Par Minute, da França, que mostra o trabalho de um grupo ativista para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e tratamento do vírus HIV.

A cerimônia do Oscar 2018 está marcada para ir ao ar no dia 4 de março. Os indicados finais para todas as categorias serão anunciados em 23 de janeiro.

Fonte: Entertainment Weekly