Publicidade

Após "Batman vs Superman", conheça os filmes da DC para os cinemas até 2020

Por| 28 de Março de 2016 às 12h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Na última quinta-feira (24), estreou no Brasil o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Dirigido por Zack Snyder, o título se consolida como a sequência de O Homem de Aço (2013), que também foi comandado por Snyder.

Se você tem acompanhado as notícias mais recentes sobre o longa, certamente já sabe que o filme tem sido bombardeado por críticas negativas. De fato, elas têm fundamento: o que deveria ser o embate entre dois dos maiores super-heróis da história culminou em quase três horas de um roteiro bagunçado, cheio de pontas soltas e que desafia o espectador a entender mais do que pode apreciar. Você pode ler a nossa análise neste link.

Apesar de responder pouco e levantar ainda mais perguntas sobre detalhes cruciais em sua trama, Batman vs Superman tem seus méritos. Um deles é atiçar a curiosidade sobre outros seres sobre-humanos das histórias em quadrinhos - mesmo que por poucos segundos - retratados nas telonas, mas, acima de tudo, marca o que podemos esperar do universo cinematográfico da DC Comics nos próximos anos.

Enquanto a Marvel se prepara para lançar seu 13º filme (Capitão América: Guerra Civil), a DC tem um longo caminho a percorrer. Isto é algo que está prestes a mudar, uma vez que a Warner Bros. anunciou há pouco menos de dois anos os novos filmes que irão explorar os heróis, vilões e o multiverso da DC. Batman vs Superman foi só o primeiro da lista, e por isso vamos contar o que virá a seguir.

Continua após a publicidade

Esquadrão Suicida (4 de agosto de 2016)

Depois de um filme com super-heróis, os papéis irão se inverter em agosto deste ano, quando os protagonistas serão alguns dos maiores vilões do universo DC - ou, como eles têm sido chamados, "os piores heróis do mundo". Trata-se de Esquadrão Suicida, cuja trama, que acontece após os eventos de Batman vs Superman, gira em torno de um grupo de criminosos que se juntam para enfrentar ameaças ainda mais perigosas em troca da redução de suas penas.

Continua após a publicidade

O Esquadrão será interpretado pelos atores Margot Robbie (Harleen Quinzel/Arlequina), Karen Fukuhara (Katana), Adam Beach (Christopher Weiss/Amarra), Jay Hernandez (Chato Santana/El Diablo), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Crocodilo), Jai Courtney (George "Digger" Harkness/Capitão Bumerangue), Joel Kinnaman (Rick Flag) e Will Smith (Floyd Lawton/Pistoleiro).

Cara Delevingne será June Moone, a Magia/Encantadora, e, como aponta o Movie Pilot, possivelmente a antagonista do filme, já que nos trailers de divulgação ela não aparece ao lado dos outros integrantes. A missão dos vilões seria impedir que a personagem, que nas HQs se transforma em uma poderosa feiticeira ao ser possuída por uma antiga força maligna, traga seu irmão de volta para o mundo dos vivos, pois isso causaria a destruição do planeta.

Viola Davis dará vida à personagem Amanda Waller, que nos quadrinhos comanda as ações do Esquadrão Suicida. Enquanto isso, Jared Leto será o novo Coringa, que não faz parte do grupo de super-vilões.

Mulher-Maravilha (22 de junho de 2017)

Continua após a publicidade

Não vamos dar spoilers. Mas quem viu Batman vs Superman sabe que um dos ápices do longa é a aparição de Gal Gadot na pele da amazona. E mesmo sem ter o destaque merecido, o primeiro filme solo da heroína já é considerado um dos mais aguardados pelos fãs da DC.

O título será uma história de origem, ou seja, contará como a jovem Diana Prince se transforma na maior guerreira que o mundo já viu. Segundo o Entertainment Week, ela será treinada por sua mãe, a Rainha Hipólita (Connie Nielsen), e suas tias Antíope (Robin Wright) e Menalippe (Connie Kongsli). Mesmo com opiniões diferentes - por exemplo, Hipólita quer proteger sua filha, mas Antíope quer prepará-la para qualquer coisa -, todas habitam Temiscira, uma ilha secreta onde as amazonas da mitologia grega vivem por séculos longe do mundo dos homens.

A primeira prévia do longa mostra Diana durante alguns períodos históricos. Entre eles as duas Guerras Mundiais, onde a personagem irá conhecer o soldado e espião Steve Trevor (Chris Pine). Alguns eventos do filme também serão situados depois de Batman vs Superman.

Continua após a publicidade

Não foram revelados mais detalhes da trama, mas especula-se que o vilão do título seja Ares, o Deus da Guerra. Nas HQs, ele é conhecido por manipular figuras políticas e com isso gerar conflitos globais de poder. Quanto maior forem esses conflitos, mais força Ares ganha. Logo, a Segunda Guerra Mundial poderia ser um momento de grandes desavenças que necessita da intervenção da Mulher-Maravilha.

Gal Gadot revelou ao LATimes que sua personagem é bem diferente da Princesa Diana vista em Batman Vs Superman. "A Mulher-Maravilha de Batman vs Superman é uma mulher que já está aí há algum tempo e tem muita experiência. Ela conhece muito sobre os homens, considerando que no filme solo vamos contar a história do crescimento dela. A Diana se tornando a Mulher-Maravilha é uma história que nunca foi contada antes. Quando ela começa essa jornada, ela é muito pura, é mais ingênua, é uma jovem idealista que não entende realmente as complexidades da vida e da humanidade", disse.

Continua após a publicidade

Liga da Justiça - Parte I (17 de novembro de 2017)

Se de um lado a Marvel tem Os Vingadores, do outro a DC promete bater de frente com a união dos super-heróis apresentados desde O Homem de Aço.

Novamente, não vamos dar spoilers, mas Batman vs Superman traz alguns teasers do time que veremos nas telonas no ano que vem. São eles: Batman (Ben Affleck), Superman (Henry Cavill), Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Jason Momoa (Aquaman), Ezra Miller (Flash) e Ciborgue (Ray Fisher). J.K. Simmons, que atuou como J.J. Jameson na primeira trilogia do Homem-Aranha, será o Comissário Gordon, e Amber Heard viverá a rainha Mera, par romântico de Momoa.

Continua após a publicidade

As filmagens começam agora em abril. Em entrevista à revista Wired, Snyder contou que ideia é construir os heróis em "bases mitológicas" e apresentar uma história bem menos sombria do que Batman vs Superman. Por conta disso, outra informação confirmada ao IGN é que o Flash dará um tom mais cômico à produção e será mais otimista que seus companheiros. Além disso, o Lanterna Verde, um dos membros principais da Liga, pode não aparecer muito no filme e fazer apenas uma pequena participação.

Segundo o Latino Review, alguns rumores indicam que Brainiac, um dos vilões mais conhecidos do universo DC, será a principal ameaça da primeira parte da Liga da Justiça. Depois de ser vencido, os personagens decidem formar a Liga e, já no final do filme, receberiam a visita de Hal Jordan, que vem até o sistema solar junto da Tropa de Lanternas Verdes para alertar os outros heróis sobre os planos do vilão Darkseid para destruir a Terra, dando assim início a Liga da Justiça - Parte 2 (2019).

The Flash (23 de março de 2018)

Continua após a publicidade

Ezra Miller reprisará seu papel em um filme solo do velocista daqui a dois anos. Será o primeiro longa-metragem dos personagens da DC após o lançamento de Liga da Justiça - Parte I.

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, Zack Snyder afirmou que The Flash será um filme com um apelo muito mais jovem que o das aventuras dos outros membros da Liga. "Se vamos fazer um Flash com o Ezra Miller, será um Flash da geração Millennial. Será mais leve do que fazer um longa épico na Segunda Guerra Mundial com o ícone feminista da Mulher-Maravilha", disse o diretor.

Nos quadrinhos, antes de se tornar um super-herói, Flash é um jovem cientista chamado Barry Allen. Enquanto trabalhava no laboratório do Departamento de Polícia Científica em Central City, um raio atingiu Allen em cheio, ao mesmo tempo em que diversos compostos químicos caíram sobre o rapaz. Tempos depois, ele descobre ter ganho supervelocidade, permitindo correr tão rápido que é capaz de "subir" pelas paredes, atravessar sobre a água e até viajar no tempo.

Continua após a publicidade

Quem acompanha o universo televisivo da DC sabe que o Flash da série de TV é interpretado por Grant Gustin. Ao NY Daily News, Snyder disse que não escolheu o ator para o papel porque, embora reconheça a ótima atuação de Grant no seriado, considera que sua versão do velocista não seria a adequada para os filmes. Gustin, por sua vez, mostrou apoio a Ezra Miller e disse estar ansioso para ver a interpretação do colega nas telonas.

Lembrando: Snyder disse mais de uma vez que os filmes da DC abordarão multiversos - uma das cenas mais importantes de Batman vs Superman deixa isso bem claro. Logo, não seria nenhuma surpresa se Gustin fizesse uma outra versão do Flash nesse cenário cheio de possibilidades.

Aquaman (27 de julho de 2018)

O Aquaman pode não ser o membro mais popular da Liga da Justiça, mas Jason Momoa (o Khal Drogo de Game of Thrones) está pronto para vestir o uniforme da autoridade máxima do fundo dos oceanos. Amber Heard, que já foi confirmada na primeira parte da Liga da Justiça, voltará como a rainha Mera.

Continua após a publicidade

Assim como The Flash, o roteiro do filme do Aquaman ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Por isso, não há nenhuma informação oficial sobre a trama. O que foi divulgado até agora é que o longa voltará com o tom obscuro visto em Batman vs Superman. "Nós respeitamos todas as versões anteriores dos uniformes do personagem, mas neste Universo da DC Comics ele é mais mais triste e cruel. Afinal, veja o que foi feito dos nossos oceanos. O mundo dele foi poluído", disse Momoa ao The Robot's Voice.

Rumores indicam que o vilão da história será Orm Marius, meio-irmão do protagonista. Nas HQs, os dois têm uma relação conturbada porque Marius, mais conhecido como o Mestre do Oceano, tenta usurpar o trono de Atlântida (que pertence a Aquaman) a qualquer custo.

Geoff Johns, diretor criativo da DC, acredita que as pessoas irão se surpreender com o filme do Aquaman justamente porque o herói é subestimado. "Eu adoro que as pessoas subestimem o personagem. Eu sinto que, com sorte, seremos capazes de dividir o amor que nós leitores temos por ele, porque as piadas sobre ele são engraçadas sim, mas ele tem coisas muito mais profundas, sem nenhum trocadilho. É realmente bom ver ele finalmente indo para a tela grande", disse ao Comic Book Movie.

Continua após a publicidade

Rumor: The Batman (2018, sem data definida)

Goste ou não, Ben Affleck usará o uniforme do Homem-Morcego por um bom tempo. E mesmo que a Warner Bros. siga à risca todo o seu cronograma, é bem provável que o herói estrele sua primeira aventura solo em algum momento de 2018.

Em todo caso, o ator sugeriu em uma entrevista ao DC All Access que ele e Geoff Johns já estão trabalhando em The Batman, filme solo do herói. "Geoff Johns é um cara brilhante. Considero ele uma das melhores fontes sobre tudo em relação aos quadrinhos. Ele e eu estamos trabalhando juntos em algo e estou muito empolgado com isso", disse.

Além de escrever o roteiro, Affleck é cotado para dirigir o filme, segundo o Deadline. A trama seria baseada na HQ Uma Morte em Família, de Jim Starlin, cujo principal acontecimento é a morte de Jason Todd, um dos Robins, pelas mãos do Coringa. Este seria um dos principais elos de ligação do novo filme solo do Batman com o palhaço vivido por Jared Leto em Esquadrão Suicida. A primeira referência dessa história é vista em Batman vs Superman, quando Bruce Wayne encara a antiga roupa do Robin, que provavelmente foi assassinado pelo Coringa.

Também deve ganhar destaque no longa a personagem Barbara Gordon, que irá aparecer na versão estendida de Batman vs Superman. Interpretada por Jena Malone, a jovem é filha do Comissário Gordon, mas não se sabe qual destino a Warner dará para a heroína: se Batgirl ou Oráculo.

Shazam (5 de abril de 2019)

Apesar de não ter sua participação confirmada em nenhum dos próximos filmes da DC até agora, o Shazam ganhará seu filme solo daqui a três anos.

Nas histórias em quadrinhos, Shazam é o alter ego de um adolescente chamado Billy Baxter. Por causa de sua bondade interior, ele é escolhido para receber os poderes do Mago Shazam. Toda vez que Billy grita "Shazam!", um raio mágico o atinge e o transforma em um super-herói adulto com os poderes lendários de figuras mitológicas: Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).

Ainda não foi escolhido quem viverá o protagonista - nem em sua versão jovem nem adulta. Até o momento, o único nome no elenco é Dwayne "The Rock" Johnson, que dará vida ao Adão Negro. O anti-herói era um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam, ainda na época do Antigo Egito, mas sua sede de poder o fez ser exilado para outra dimensão.

Liga da Justiça - Parte II (14 de junho de 2019)

Discutir a segunda parte de um filme que só chega aos cinemas no ano que vem é inviável. O que sabemos é que todos os heróis da primeira parte de Liga da Justiça retornarão para a sequência - e, consequentemente, novos integrantes serão apresentados. Este deverá ser o filme em que veremos a Liga completa, ou quase isso.

Além do Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue, estão entre os membros fundadores o Lanterna Verde e o Caçador de Marte. Depois, ingressaram heróis como Arqueiro Verde, Eléktron, Gavião Negro, Canário Negro e Mulher-Gavião.

Ciborgue (3 de abril de 2020)

Após participar de dois filmes da Liga da Justiça, o Ciborgue ganhará seu primeiro filme solo. Aqui, também não temos nenhuma informação. O personagem será vivido por Ray Fisher, e o pai do protagonista deve ser interpretado por Joe Morton Jr., conhecido por fazer o pai de Olivia Pope na série Scandal.

Nas HQs, Victor Stone é descrito como um atleta promissor que acaba sofrendo um acidente quase fatal depois de ser atacado por um monstro de outra dimensão, que mata sua mãe. À beira da morte, seu pai, o cientista Silas Stone, decide fazer testes com o próprio filho e colocar implantes cibernéticos ao substituir várias partes de seu corpo. Até seu rosto foi alterado e ganhou algumas placas de metal.

Além de superforça, Ciborgue não sente dor e pode ser considerado um "tecnopata". Isso significa que ele pode interagir (e controlar) qualquer tipo de tecnologia. "A maior fraqueza dele é, na verdade, tentar não sucumbir à tecnologia - e tentar permanecer humano", destacou Fisher.

Tropa dos Lanternas Verdes (19 de junho de 2020)

O último filme do universo DC programado pela Warner Bros. será centrado na história do personagem e na patrulha intergaláctica que lhe concedeu poderes através do anel dos Lanternas Verdes. Como o longa ainda irá demorar para ser lançado, o estúdio não escolheu quem ficará com o uniforme do super-herói. Tyrese Gibson, mais conhecido por sua participação na franquia Velozes e Furiosos, afirmou em entrevista no programa de Larry King que fez testes para viver John Stewart na adaptação.

De acordo com o site Collider, a intenção seria colocar Stewart ao lado de Hal Jordan para que os dois atuem juntos em aventuras no espaço. Vale lembrar que Jordan já pode fazer uma pequena participação em Liga da Justiça - Parte 1, embora sua inclusão ainda não seja oficial.

Rumor: Lobo (sem data definida)

Ninguém esperava que Deadpool, lançado no mês passado, fizesse tanto sucesso - principalmente pelo fato de ter sido classificado para maiores de idade. Isso teria feito a Warner Bros. reavaliar os planos de lançar um filme solo do Lobo, até então cancelado pelo estúdio. Segundo o The Wrap, o longa não só está de volta como já teria encontrado seu roteirista: Jason Fuchs, de Mulher-Maravilha, que deve ignorar os roteiros anteriores e começar do zero.

Nascido num planeta chamado Czárnia, o Lobo é um mercenário espacial com mais de 400 anos. O personagem é conhecido por ser incontrolável, agressivo e imoral, além de possuir superforça, poder de autocura e ser imortal. Sua "fama" é tão grande que o Céu e o Inferno firmaram um contrato entre eles para nunca aceitarem a alma do Lobo, e é daí que vem a imortalidade: depois de morto, sua alma é devolvida para o corpo. Por isso, ele não pode morrer.