Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após anúncio do Oscar, BAFTA 2021 também é adiado e divulga novas regras

Por| 16 de Junho de 2020 às 16h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O BAFTA, que já teve sua premiação de 2020 voltada para o cinema e fará ainda este ano sua edição televisiva, seguirá o exemplo do Oscar e fará alterações temporárias em suas regras de elegibilidade para a premiação de 2021, além de adiar a cerimônia.

A premiação britânica leva em conta o fato de as salas de cinema do Reino Unido estarem fechadas desde o dia 20 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o que fez com que muitas produtoras adiassem a estreia dos filmes ou os lançasse diretamente em plataformas de streaming ou sob demanda (VoD). Com isso, a premiação entende que não estará penalizando os títulos que optaram por abrir mão das grandes telas, pois o governo do Reino Unido prevê apenas para o dia 4 de julho (data a ser confirmada) a reabertura dos cinemas como parte da reabertura gradual do comércio.

Continua após a publicidade

As mudanças propostas pelo BAFTA foram feitas após consultas com a indústria e ainda passarão por revisões no final de julho. Antes disso, os responsáveis levarão em consideração quaisquer outras mudanças relacionadas à produção, distribuição e exibição de filmes. O BAFTA também confirmou que a premiação do próximo ano será realizada em 11 de abril de 2021, dois meses após à data anteriormente divulgada, que marcava a premiação para o dia 14 de fevereiro. A nova data do evento ainda será confirmada e pode sofrer alterações.

Em declaração oficial, Marc Samuelson, presidente do comitê de filmes de BAFTA, comentou sobre as mudanças:

Adiamos dois meses para dar a todos os filmes a melhor chance possível de serem lançados e considerados adequadamente. À medida que os cinemas reabrem gradualmente, sabemos que os principais lançamentos vão dominar as telas. Relaxar a escala da versão de cinema necessária, incluindo versões lançadas em VoD em alguns casos e adiar a data dos prêmios deve ajudar os filmes menores, independentes, documentais, em língua estrangeira e, particularmente, os filmes britânicos a serem vistos em tempo útil para o EE British Academy Film Awards em 2021.
Continua após a publicidade

Mudanças temporárias

Se não houver alterações, a premiação de 2021 deverá seguir as seguintes novas regras:

1. Os títulos que estavam em cartaz nos cinemas quando estes foram fechados e, portanto, tiveram seu lançamento nos cinemas reduzido, serão elegíveis, independentemente do número de exibições que tenham tido;

Continua após a publicidade

2. Títulos cuja data de lançamento nos cinemas tenha sido confirmada (conforme determinada pela Associação de Distribuidores de Filmes) e tenha coincidido com o fechamento dos cinemas serão elegíveis caso seu lançamento mude para uma plataforma comercial aprovada de VoD. Esses títulos podem ser lançados a qualquer momento durante o período de elegibilidade 2020–2021;

3. Títulos destinados a lançamento nos cinemas durante o fechamento das salas, mas sem uma data de lançamento confirmada e publicada, serão elegíveis caso sejam lançados em uma plataforma comercial aprovada de VoD durante o fechamento. Após o fechamento, em uma data determinada pelo BAFTA e uma vez que os cinemas reabram, esses títulos só serão elegíveis se receberem um lançamento nos cinemas.

4. Em uma data a ser determinada pelo BAFTA e após a reabertura dos cinemas, todos os títulos restantes, excluídas as exceções descritas nos pontos 2 e 3, devem ser lançados nos cinemas dentro do período de elegibilidade para se qualificar.

5. Todos os títulos lançados nos cinemas para o restante do período de elegibilidade terão um limite de qualificação mais baixo para atender: no mínimo uma triagem por dia durante sete dias (em conjunto).

Continua após a publicidade

6. Os títulos qualificados através do lançamento em uma plataforma comercial aprovada de VoD devem estar disponíveis por um período mínimo de 30 dias para o público do Reino Unido.

7. Todos os títulos também devem ser disponibilizados aos membros votantes do BAFTA no "BAFTA View" (site de visualização online do BAFTA) assim que possível após a data do lançamento e dentro de 60 dias após o lançamento (nos cinemas ou online) por um período mínimo de 30 dias consecutivos. Todos os títulos devem estar disponíveis para os membros votantes via BAFTA View na data em que a votação da Primeira Rodada for aberta (data a ser anunciada no outono de 2020).

8. Todos os lançamentos, nos cinemas ou em VoD, devem ser lançados dentro do período de elegibilidade 2020-2021 — este período será anunciado no outono de 2020.

Fonte: Screen Daily