Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMC e Dolby anunciam parceria para criar "sala de cinema do futuro"

Por| 10 de Abril de 2015 às 08h17

Link copiado!

AMC e Dolby anunciam parceria para criar "sala de cinema do futuro"
AMC e Dolby anunciam parceria para criar "sala de cinema do futuro"

A maneira como assistimos a filmes mudou desde a chegada de poderosos aparelhos para o entretenimento doméstico, desde telas com melhor resolução até home theaters de luxo e serviços de streaming de vídeos e TV paga. Por isso, as redes de cinema têm se reinventado ao longo dos anos, promovendo desde melhorias no som e coisas que não emplacaram muito bem, como a volta do 3D, até atendimento e poltronas especiais. E, para manter a ida às salas uma experiência diferenciada, a rede AMC e a Dolby anunciaram uma parceria que traz uma nova tecnologia de projeção à laser.

Com a parceria, a AMC se apropria da suíte de projeção e som Dolby Cinema, lançada internacionalmente no ano passado. O conjunto traz o Dolby Atmos, a mais avançada tecnologia de som surround lançada pela companhia; e o Dolby Vision, que exibe conteúdo dinâmico de grande alcance. A isso serão adicionados novos projetores duplos com resolução 4K, criados ao lado da Christie, empresa especialista em telas de alta perfomance, e, claro, cópias digitais masterizadas especialmente em HDR (High Dynamic Range ou "Grande Alcance Dinâmico").

Segundo a Dolby, tudo isso resulta em imagens mais brilhantes e detalhadas, com melhor contraste e alcance dinâmico do que os sistemas mais avançados lançados até hoje. "É muito mais do que quaisquer sistemas de alcance dinâmico já utilizado até agora. Será algo que as pessoas nunca viram antes", empolga-se o vice-presidente sênior da Dolby, Doug Darrow.

Continua após a publicidade

As primeiras salas da AMC a serem atualizadas com o Dolby Cinema serão as já luxuosas AMC Prime, que existem em apenas dez lugares nos Estados Unidos. Essas estruturas já utilizam o som surround Dolby Atmos e assentos reclináveis motorizados que atuam em conjunto com os efeitos sonoros do filme. As poltronas podem, por exemplo, tremer de acordo com a intensidade do som.

Para ampliar a novidade, a AMC e a Dolby planejam abrir mais quatro salas com o Dolby Cinema em maio e outras quatro em junho - todas, infelizmente, nos Estados Unidos. A rede espera equipar todas suas salas AMC Prime com o Dolby Cinema e ter 50 locais com essa tecnologia até 2018, com possibilidade de aumentar esse número para 100 até 2024.

Mesmo com o planejamento a longo prazo, a rede espera superar até mesmo as vindouras telas domésticas em 4K. Para a AMC, o melhor caminho para continuar levando as pessoas para o cinema é a tecnologia avançada, que, segundo os executivos, vai surpreender muita gente. "Estamos esperançosos de que este será um divisor de águas para nós e para a indústria", afirma John McDonald, presidente executivo da AMC.

Claro que para manter o público nas salas é preciso um esforço conjunto de toda a indústria e o novo sistema de projeção a laser do IMAX também eleva a experiência da audiência nos cinemas. O próprio executivo da AMC acredita que tanto o Dolby Cinema quanto o IMAX vão viver em harmonia ao invés de serem concorrentes. Para isso, ambos estão determinados a manter o mesmo preço de bilhetes.

Continua após a publicidade

A melhor forma de comprovar se essas diferenças vão continuar levando as pessoas ao cinema é assistir a um filme nessas salas. E as empresas terão bons testes pela frente, já que o calendário de blockbusters ajuda: Vingadores: A Era de Ultron, Mad Max: Fury Road e Tomorrowland estarão em cartaz em maio.

Confira abaixo um vídeo de demonstração sobre o Dolby Cinema:

Fonte: The Verge