Ironia: WikiLeaks vaza roteiro do filme 'O Quinto Poder', sobre Julian Assange

Por Redação | 23.09.2013 às 18:57

O WikiLeaks, famoso por divulgar documentos confidenciais, vazou o roteiro do thriller "The Fifth Estate" (O Quinto Poder), o filme que fala sobre o polêmico site de compartilhamento de informações.

Por meio de um memorando, o WikiLeaks diz que o script é um "projeto muito antigo", além de "irresponsável, contraproducente e prejudicial". Mas será que a ideia era apenas estragar a trama antes do lançamento do filme? Basta ler o texto completo (em inglês) e tirar suas próprias conclusões.

Apesar de ser amplamente divulgado como um filme que conta a história de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, e da criação do site, o memorando faz questão de dizer que "o filme é de ficção", e que a maioria dos eventos retratados nunca aconteceu de verdade. Apesar de os personagens terem nomes reais, lugares reais serem citados e aparentemente a trama ser baseada em acontecimentos reais, "ainda é um trabalho dramático e cinematográfico que inventa formas ou fatos para atender seus objetivos narrativos".

Para ilustrar fatos que possivelmente possam ser encarados como reais pelos espectadores, a nota diz que Julian Assange não usa tinta para deixar seu cabelo branco, nunca participou de nenhuma seita, e nunca foi acusado por estupro em qualquer país. O texto ainda diz com todas as letras que "as pessoas não devem de forma alguma tratar o filme como um relato histórico do WikiLeaks".

De qualquer forma, a ideia de vazar o roteiro completo de um filme que conta a história (ou não) do próprio site foi uma sacada extremamente inteligente do WikiLeaks. "O Quinto Poder" chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de outubro. Antes disso, será exibido no Festival do Rio 2013, que acontece entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro no Rio de Janeiro.

O Quinto Poder