'Transcendence' mostra por que devemos temer a inteligência artificial

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2014 às 12h00
photo_camera Divulgação

O filme "Ela", que estreia no Brasil agora no dia 14 de fevereiro, conta a história de um escritor solitário (Joaquim Phoenix) que se apaixona pelo sistema operacional mais avançado já criado, interpretado – ou melhor, apenas falado – pela atriz Scarlett Johansson. Mesmo sendo ficção, a trama mostra uma panorama realístico de como serão nossos dispositivos conectados daqui a alguns anos.

Mas será que a evolução desses programas de inteligência artificial será o futuro ou a fragmentação da humanidade? Se depender do novo trailer de "Transcendence" ("Transcendência"), a segunda opção é a resposta. O filme de ficção-científica marca a estreia como diretor de Wally Pfister, vencedor do Oscar de melhor fotografia por "A Origem", e retrata como seria perigoso se os computadores se tornassem mais inteligentes que os humanos.

O longa-metragem mostra o trabalho de cientistas empenhados em construir o primeiro supercomputador com consciência, um fator que nas máquinas é conhecido como singularidade. O projeto motivou a criação de um grupo chamado A Fenda, um movimento conduzido por terroristas que são contra tanta tecnologia e atacam vários laboratórios de inteligência artificial nos Estados Unidos. Em um desses ataques, o pesquisador Will Caster (vivido por Johnny Depp) cai em uma armadilha e é envenenado pelos criminosos.

É aí que entra a esposa de Will, Evelyn (Rebecca Hall), que decide transferir o cérebro do marido para o protótipo de um computador e, assim, tentar salvar sua vida. A princípio, a cientista pensa que o experimento fracassou, mas logo percebe que a mente de Will está viva dentro do dispositivo. O problema é quando o pesquisador, agora como a máquina mais inteligente do mundo, precisa evoluir.

Integram o elenco os atores Paul Bettany, Kate Mara, Cory Hardrict, Cole Hauser, Cillian Murphy e Morgan Freeman. Christopher Nolan cuida da produção-executiva e Jack Paglen estreia como roteirista. "Transcendence" é distribuído pela Warner Bros. e chega aos cinemas dos EUA em 18 de abril de 2014.

Imaginar um computador tão inteligente – "um poder analítico maior do que a inteligência coletiva de todas as pessoas que já nasceram na história do mundo", como diz no trailer – pode estar além da nossa compreensão. Fato é que já existem equipamentos com capacidade suficiente para pensar de forma semelhante a nós, seres humanos. Um deles é o Watson, da IBM, que ficou mundialmente conhecido depois de vencer dois participantes de carne e osso no quiz de perguntas e respostas Jeopardy, da TV norte-americana.

Sim, o futuro parece ser um tanto assustador.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.