Oscar 2015: downloads de filmes piratas aumentaram 385% após indicações

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2015 às 14h18

Pouco tempo após o anúncio dos filmes indicados ao Oscar 2015, que acontece neste domingo (22), todos os filmes da lista já estavam disponíveis para download em sites de torrents. Segundo pesquisa do ir.deto, o evento colaborou para um aumento explosivo no número de downloads de filmes piratas, que chegou a 385% e representa prejuízo de 40 milhões de dólares para os estúdios um mês após as indicações.

De acordo com Rory O' Connor, especialista da ir.deto, os estúdios deveriam começar a repensar o modo como os filmes são lançados, já que na internet as pessoas não querem ter de esperar os lançamentos oficias. "No mundo da redistribuição na internet, a janela entre o lançamento e a disponibilidade mundial no mercado é muito grande, abrindo espaço para que a pirataria tenha vantagem e ofereça aos consumidores alternativas instantâneas", afirma.

A pesquisa também demonstra que existe uma relação direta entre a demora do lançamento de cópias digitais legalizadas e o aumento da pirataria. Entre os filmes indicados, os seis mais baixados ainda não foram distrubuídos em DVD/Bly-Ray e nem em plataformas legais de streaming. São eles: Sniper Americano, O Jogo da Imitação, Livre, Selma, Whiplash e Para Sempre Alice.

Ao todo, os filmes indicados foram baixados cerca de 3 milhões de vezes. O país líder desse ranking é os Estados Unidos, seguido por Rússia, Itália, Reino Unido e Brasil. Se o Oscar fosse baseado nos números de downloads ilegais, os vencedores seriam:

  • Melhor filme: Sniper Americano, com 1.389.819 downloads
  • Melhor diretor: Alejandro González Iñárritu, de Birdman, com 796.697 downloads
  • Melhor atriz: Rosamund Pike, de Gone Girl, com 1.252.074 downloads
  • Melhor ator: Breadley Cooper, de Sniper Americano, com 1.389.8319 downloads

Agora, se esse será mesmo o resultado da premiação, nós só saberemos no próximo domingo.

Fonte: http://irdeto.com/news-and-events/and-the-winner-for-the-most-pirated-motion-picture-is-.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.