Filmes consagrados não estão na Netflix, diz pesquisa

Por Redação | 26 de Setembro de 2014 às 15h19

A Netflix virou uma verdadeira mania. É responsável por 1/3 do pico de tráfego de internet nos Estados Unidos e vem sendo a melhor solução para a pirataria em todo o mundo. Uma pesquisa, porém, revela o que muita gente já notou: os filmes mais populares e aclamados pela crítica não estão no leque de opções do serviço. As informações são do Torrent Freak.

A empresa de pesquisas KPMG apresentou um estudo que avalia a disponibilidade online de 808 campeões de bilheteria, filmes bem cotados diante do público e da crítica. O levantamento, feito sob chancela da NBC Universal e da entidade Motion Picture Association of America (MPAA), tem como objetivo descartar a ideia de que as pessoas pirateiam títulos devido à falta de opções para assistí-los legalmente.

"O relatório analizou a disponibilidade de 808 diferentes filmes em 34 grandes serviços de distribuição online e constatou que 94% dos filmes estavam disponíveis em pelo menos um serviço", diz Cris Dodd, integrante do MPAA.

NETFLIX

Mesmo com esse percentual positivo, o MPAA não levou em consideração a quantidade de títulos disponíveis nos serviços de filme sob demanda mais populares, como Netflix e Hulu. Dos 94% dos títulos aclamados, apenas 16% são oferecidos dessa forma.

A Netflix consegue "maquiar" a ausência de títulos devido ao uso de algoritmos que oferecem sugestões por meio de scrobbling, ou seja, a partir da experiência do usuário. Como a busca ou o catálogo ficam como segunda opção de escolha, tem-se a impressão de que o serviço oferece mais filmes do que na verdade dispõe.

Mesmo que o estudo releve um grande avanço em relação ao uso de meios legais ao invés da pirataria – 100% dos filmes de 2012 estão disponíveis online e 77% de 2013 também –, a indústria precisa encontrar uma forma de melhorar a distribuição de títulos mais procurados, principalmente os que não estão atualmente disponíveis por meios legais na web. Em resumo, o público está disposto a pagar pelos serviços, entretanto, eles ainda precisam melhorar.

Fonte: http://torrentfreak.com/most-top-films-are-not-available-on-netflix-research-finds-140926/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!