Documentário "Citizenfour", sobre Edward Snowden, ganha primeiro trailer

Por Redação | 14.10.2014 às 12:45
photo_camera Wired

Produzido por Laura Poitras, o documentário "Citizenfour", que revela com exclusividade detalhes íntimos da vida do ex-analista da NSA, Edward Snowden, ganhou no último fim de semana o seu primeiro trailer.

A produção “Citizenfour” tem quase duas horas de duração e tem o objetivo de mostrar informações pessoais de como Snowden tem passado os dias desde as revelações que fez. A produção mostra desde a estadia do agente num hotel em Hong Kong, de onde fez as divulgações sobre as ações da NSA, até sua fulga para a Rússia após as informações terem se espalhado pelo globo.

O documentário, que foi mostrado ao público pela primeira vez durante o Festival de Cinema de Nova Iorque, ganhou no final de semana seu primeiro trailer oficial, com o qual Snowden reforça que os americanos estão sendo permanentemente observados. Um trecho escrito por ele e narrado por Poitras inicia a produção: “Eu sou um funcionário sênior da inteligência do Governo. Espero que você entenda que entrar em contato com você foi extremamente arriscado”.

Segundo o filme, a namoradora de Snowden, Lindsay Mills, está com ele em Moscou desde julho. Em um trecho do documentário, Mills aparece preparando o jantar com Snowden em uma cozinha com painéis de madeira, mas a conversa do casal não é registrada e Mills não é entrevistada pela produção.

O documentário também mostra Snowden ainda em Hong Kong informando a namorada de que não poderia voltar tão cedo aos Estados Unidos. Ele também conta a ela que agentes do governo procuraram sua casa no Havaí.

Na produção, o ex-agente afirma que “é uma situação difícil”, enquanto está quase às lágrimas no quarto de hotel ao informar Mills sobre a sua decisão. “Ela não tem ideia (do que estou fazendo)”, afirma ele. O ex-analista ainda fala para a namorada que se sente mal por ter desaparecido enquanto ela estava de férias, mas que era necessário para protegê-la.

O documentário estreará no dia 24 de outubro deste ano nos Estados Unidos.

Fonte: http://cinema.uol.com.br/noticias/afp/2014/10/13/documentario-citizenfour-pinta-retrato-intimo-de-edward-snowden.htm