Cinemas ameaçam boicotar filme que estreará simultaneamente na Netflix

Por Redação | 01 de Outubro de 2014 às 12h00

Em mais uma de suas ideias com potencial para modificar o mercado de entretenimento, a Netflix anunciou nesta terça-feira (30) que também está entrando no mundo das produções cinematográficas próprias com filmes que estreariam simultaneamente nos cinemas e na plataforma de streaming. E as primeiras reações das empresas do setor já começaram a aparecer, vindo na forma de boicote.

Pelo menos seis empresas que operam grandes cinemas na América do Norte e Europa, incluindo a Cinemark, o Cineplex e a AMC, já afirmaram que não vão exibir “O Tigre e o Dragão 2: A Lenda Verde” em seu lançamento, no ano que vem. A sequência do longa de Ang Lee será o filme de estreia da Netflix nesse mercado e as filmagens já começaram na Nova Zelândia.

Essa não é a primeira vez que as grandes cadeias realizam movimentos desse tipo. Segundo informações do Engadget, lançamentos limitados já atingiram filmes como “Bubble”, um projeto experimental do diretor Steven Soderbergh, e a adaptação da série Veronica Mars, que foi disponibilizada digitalmente para quem apoiou sua produção por meio do Kickstarter.

Por outro lado, esta é a primeira vez que esse tipo de iniciativa acontece com projetos de tal magnitude. Então, a resposta das companhias vem com força proporcional a isso, já que os exibidores acreditam que ninguém irá ao cinema quando podem assistir ao longa no conforto de seus lares, na hora que quiserem e, muitas vezes, com mais qualidade. Para os representantes das empresas, a concorrência é desleal e a ideia é barrar lançamentos desse tipo.

A Netflix, por enquanto, não anunciou nenhuma mudança nos planos para lançamento de “O Tigre e o Dragão 2”. A empresa está de olho, principalmente, no mercado chinês, onde a expectativa é que o longa faça maior sucesso, além de ser um território no qual a plataforma de streaming ainda não está disponível. Por lá, o filme vai estrear em mais de 200 salas e deve ser um dos principais lançamentos do ano que vem.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.