'ParaNorman': animação utiliza impressoras 3D para criar expressões faciais

Por Redação | 13 de Agosto de 2012 às 13h35

Os estúdios de animação LAIKA utilizaram impressoras 3D para criar mais de 31 mil expressões faciais únicas para os personagens de sua nova animação em stop-motion, ParaNorman.

De acordo com o Collider, a utilização de impressoras coloridas em três dimensões foi o melhor mecanismo encontrado pelos criadores do filme para desenvolver expressões nos rostos dos mais de 62 personagens da trama, garantindo assim mais realismo ao desenho.

Animação ParaNorman

O recurso foi utilizado para criar ao todo 31 mil expressões diferentes

"Usando uma impressora 3D colorida nós não fomos só capazes de melhorar o desempenho das expressões faciais, mas também fomos capazes de alcançar um nível de detalhes e sutileza nos rostos dos personagens que há poucos anos teria sido impossível", afirmou ao Engadget o animador Brian McLean.

Os criadores da animação utilizaram o programa 3D Systems para criar as expressões que desejavam para seus personagens e uma ZPrinter 650, responsável por transformar as fisionomias em bonecos de verdade.

No filme, o menino Norman consegue falar com os mortos e tem a missão de salvar sua cidade de uma invasão de criaturas de outro mundo como zumbis, fantasmas, bruxas e também de alguns adultos.

ParaNorman tem estreia prevista para o dia 17 de agosto nos Estados Unidos e chegará aos cinemas brasileiros no dia 7 de setembro.

Confira abaixo o trailer do longa-metragem:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.