95% dos filmes indicados ao Oscar já vazaram na internet

Por Redação | 19 de Janeiro de 2015 às 15h07

A chegada da temporada de premiações também significa o início das estações dos “screeners”. Já há alguns anos, quem pegasse a lista de indicados ao Oscar ou Globo de Ouro, por exemplo, e procurasse os títulos em sites de torrent, com certeza encontraria boa parte deles disponíveis para download. E não se tratam de cópias filmadas da tela de cinema, e sim “legítimas” reproduções de DVDs.

Colocando em números, o site Torrent Freak descobriu que, dos 36 filmes indicados para todas as categorias do Oscar 2015 – com exceção de curtas e filmes estrangeiros –, 34 já estão disponíveis para download. Em alguns casos, como o longa A Teoria de Tudo, indicado para Melhor Filme, as buscas pelo título em redes online mais do que quadruplicaram, um resultado que pode ser percebido também em praticamente todos os outros que fazem parte da relação.

Os dois que ainda não vazaram, pelo menos até a publicação deste texto, são a animação Song of the Sea e Glen Campbell: I’ll Be Me, que segue o cantor por sua última turnê e está indicado para melhor canção. Mesmo assim, o veículo acredita que isso não deve demorar muito a acontecer.

Tal aspecto se deve à própria dinâmica dos vazamentos. As cópias surgem na internet a partir de discos enviados para membros do júri das mais diversas organizações, responsáveis pelos prêmios de todo início de ano. Quem baixa os filmes se vê diante de mensagens que afirmam que o filme tem marcas d’água que ajudam a identificar quem o recebeu, de forma a punir os possíveis responsáveis pelo compartilhamento ilegal dos filmes.

Para os estúdios, trata-se de um grande problema, pois na maioria das vezes, os filmes indicados aos prêmios estrearam apenas nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Sendo assim, quem mora em outros territórios não tem opção a não ser realizar o download e, claro, uma vez assistido o longa, é bem provável que os espectadores não irão até uma sala de cinema fazer isso de novo.

Os dados do Torrent Freak também mostram que 2014 foi o ano em que os lançamentos vazaram mais rapidamente. Os indicados deste ano levaram uma média de 25 dias para surgir na internet depois da liberação dos screeners. Em alguns casos, como o de Two Days One Night e O Grande Hotel Budapeste, os longas chegaram a aparecer online antes mesmo de sua estreia nos Estados Unidos.

A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.