5#Calls: filme é escrito, produzido, gravado e editado 100% no celular

Por Redação | 28 de Fevereiro de 2013 às 13h54
photo_camera Veja

Os aparelhos de celular se tornaram os principais companheiros da vida moderna, sempre nos ajudando a registrar o que acontece ao nosso redor. A relação do diretor Giuliano Chiaradia com seu smartphone é tão grande e essencial que ele escreveu, produziu e dirigiu o primeiro filme 100% feito com um celular, o 5#Calls, que ganhou muita repercussão no Festival Internacional de Cinema de Cannes, França. A notícia saiu no jornal O Estado de S. Paulo.

O filme, que já rodou a Campus Party Brasil 2013, o Festival Internacional da Imagem, na Colômbia, e o International Mobile Innovation Screening, da Nova Zelândia, teve seu roteiro escrito inteiramente na tela do celular e os atores o receberam a partir de mensagens de texto de no máximo 180 caracteres - todos os atores também foram convidados para o projeto via SMS. As imagens foram gravadas com um celular e o aparelho foi acoplado ao corpo ou peças de roupa das atrizes Natalia Lage, Guta Stresser e Julianne Trevisol, garantindo mais liberdade de atuação às atrizes e realismo.

A edição do 5#Calls foi toda feita no Nokia N95 de Chiaradia enquanto ele aguardava o embarque em vários saguões de aeroportos, e o trabalho ainda lhe garantiu uma tendinite e três meses de fisioterapia. A trilha sonora foi criada a partir dos ringtones disponíveis no celular, a arte foi feita com wallpapers e até a inscrição no Festival de Cannes foi enviada pelo seu celular. Todo o trabalho inovador garantiu uma cadeira a Giuliano Chiaradia ao lado de grandes nomes do cinema mundial.

Até ser apresentado em Cannes, o filme nunca tinha saído de uma tela com no máximo quatro polegadas. "Eu estava na onda de experimentar. Já tinha feito curta, videoclipe e até fotonovela com o celular. Mas eu queria ver até onde a plataforma poderia ir", explicou o diretor. "Você não pode gravar com celular por gravar. É preciso ter uma razão para aquilo, seja pelo imediatismo, pela praticidade, pela busca do minimalismo ou porque se quer algo inusitado. É preciso ter um argumento para se utilizar essa mídia. 5#Calls, por exemplo, fala de relações virtuais".

Giuliano Chiaradia já dirigiu o curta 'Beep...' e até o primeiro videoclipe de Roberto Carlos feito completamente no celular. Confira abaixo o trailer oficial do 5#Calls:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.