48 filmes que você vai querer assistir em 2016 (Parte 1)

Por Caio Carvalho | 14 de Janeiro de 2016 às 15h00
photo_camera Divulgação

Apesar da crise econômica ter dado muita dor de cabeça aos brasileiros, 2015 foi um ano excelente para os cinéfilos de plantão - especialmente se você é fã de filmes de ação e super-heróis. Foi o ano em que vimos Mad Max, Star Wars e Jurassic Park voltarem às telonas para novas trilogias; o nascimento do Homem-Formiga e do Visão no universo da Marvel; e o assustador futuro da inteligência artificial em Ex-Machina.

No que depender dos próximos lançamentos, 2016 também não deve deixar nada a desejar no quesito cinematográfico. De dramas como Carol e A Garota Dinamarquesa, das animações O Bom Dinoussauro e Procurando Dory, e das adaptações de Deadpool e Doutor Estranho, separamos os filmes que você certamente vai querer assistir neste ano. Vale lembrar que as datas podem sofrer alterações de acordo com a disponibilidade das distribuidoras.

Nesta primeira parte, acompanhe 24 títulos da nossa seleção. A parte dois publicaremos amanhã.

Os 8 Odiados (The Hateful Eight)

  • Estreia: 07 de janeiro
  • Com: Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Samuel L. Jackson, Walton Goggins, Demian Bichir, Tim Roth, Michael Madsen, Bruce Dern

Oito anos após o fim da Guerra Civil, o carrasco John Ruth (Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Leigh), que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes encontram o caçador de recompensas Marquis Warren (Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Goggins), prestes a tomar o cargo em sua cidade.

Por causa do mau tempo, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos já estão acomodados: Bob (Bichir), encarregado de cuidar do armazém, Oswaldo Mobray (Roth), o vaqueiro Joe Gage (Madsen) e o General Confederado Sanford Smithers (Dern). Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.

O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur)

  • Estreia: 07 de janeiro
  • Com: Raymond Ochoa, Jack Bright, Judy Greer, Neil Patrick Harris, Bill Hader, Frances McDormand, John Lithgow

Já se perguntou o que teria acontecido se o meteoro responsável pela extinção dos dinossauros, há bilhões de anos, não tivesse atingido a Terra? É o que a nova animação da Pixar vai responder. Em O Bom Dinossauro, aquelas gigantescas criaturas continuam vivas e servem como pano de fundo para mostrar a amizade entre Arlo (Ochoa), um dinossauro adolescente, com um menino humano Spot (Bright).

Spotlight - Segredos Revelados (Spotilght)

  • Estreia: 07 de janeiro
  • Com: Rachel McAdams, John Slattery, Liev Schreiber, Michael Keaton, Mark Ruffalo, Stanley Tucci, Billy Crudup

Também em cartaz, Spotilght é um dos indicados ao Oscar com fortes chances de levar uma estatueta para casa. Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas do jornal The Boston Globe que reúne milhares de documentos capazes de provar um escândalo de abuso infantil envolvendo padres da Igreja Católica - e como os líderes religiosos ocultaram os casos transferindo os padres de região ao invés de puni-los pelo caso.

Creed - Nascido para Lutar (Creed)

  • Estreia: 14 de janeiro
  • Com: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson, Graham McTavish, Tessa Thompson, Phylicia Rashād, Hans Marrero

Rocky Balboa (Stallone) vive o mentor de Adonis Johnson (Jordan), filho de Apollo Creed, personagem de Carl Weathers na franquia e principal rival de Balboa, que faleceu antes de seu nascimento. Mesmo sem conhecer o pai, Adonis decide entrar para o mundo das competições profissionais de boxe e consegue que Balboa seja seu treinador.

Steve Jobs (Steve Jobs)

  • Estreia: 14 de janeiro
  • Com: Michael Fassbender, Katherine Waterston, Kate Winslet, Seth Rogen, Jeff Daniels, Michael Stuhlbarg, Perla Haney-Jardine

Após o sucesso de A Rede Social, baseado na história de criação do Facebook, o diretor Danny Boyle e o roteirista Aaron Sorkin retomam a parceria para contar a vida de outro grande executivo do mundo da tecnologia: Steve Jobs. cofundador da Apple. A trama é situada nos bastidores de criação do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, comprada pela Maçã em 1996; e do lançamento do iPod, em 2001. Michael Fassbender interpreta o executivo.

A Grande Aposta (The Big Short)

  • Estreia: 14 de janeiro
  • Com: Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell, Melissa Leo, Karen Gillan, Selena Gomez

Outro indicado ao Oscar, o filme mostra como quatro homens anteciparam a crise imobiliária e econômica dos Estados Unidos em 2008. Michael Burry (Bale) é o dono de uma empresa de médio porte que decide investir muito dinheiro contra o sistema imobiliário - algo inédito, até então, uma vez que ninguém que tenha se arriscado conseguiu sair em vantagem.

Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes, sendo que um deles é Mark Baum (Carell), dono de uma corretora. Ao mesmo tempo, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem tirar proveito da situação ao apostar também na crise imobiliária. Para isso, eles pedem ajuda a Ben Rickert (Pitt), um guru de Wall Street que vive recluso da sociedade.

Carol (Carol)

  • Estreia: 14 de janeiro
  • Com: Rooney Mara, Cate Blanchett, Sarah Paulson, Kyle Chandler, Jake Lacy, Carrie Brownstein, Cory Michael Smith

Therese Belivet (Mara) trabalha como uma atendente na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, a jovem conhece Carol Aird (Blanchett), uma mulher fina e elegante que vai até à loja em busca de um presente de Natal para sua filha. Ambas não estão contentes com suas respectivas vidas: enquanto Therese está entediada com o emprego e sonha com uma vida melhor, Carol está se divorciando de Harge Aird (Chandler). No decorrer da trama, as duas se aproximam e iniciam um intenso romance que desperta a ira em Harge, que ao descobrir do relacionamento da ex-mulher ameaça tirar a guarda da filha do ex-casal.

Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, o Filme (The Peanuts Movie)

  • Estreia: 14 de janeiro
  • Com: Noah Schnapp, Bill Melendez, Francesca Capaldi, Kristin Chenoweth, Hadley Belle Miller

Dirigida por Steve Martino, a animação é baseada nos quadrinhos do cartunista norte-americano Charles M. Schulz, que no Brasil ficou conhecida como Minduim. Charlie Brown, Snoopy, Lucy, Linus e outros personagens chegam aos cinemas em roupagem 3D em uma aventura épica contra o Barão Vermelho.

A 5ª Onda (The Fifth Wave)

  • Estreia: 21 de janeiro
  • Com: Chloë Grace Moretz, Liev Schreiber, Maria Bello, Nick Robinson

Misteriosamente, a Terra começa a sofrer ataques alienígenas que destroem cidades inteiras e matam milhões de pessoas. No total, foram quatro grandes ataques, divididos em ondas: na primeira, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta; na segunda, um tsunami gigantesco mata 40% da população; na terceira, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores; e na quarta, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes para tentar aniquilar os sobreviventes.

Os que ficaram acreditam que uma quinta onda está a caminho, quando toda a raça humana deve ser eliminada do planeta. É aí que a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e decidir em quem confiar.

Tangerine (Tangerine)

  • Estreia: 21 de janeiro
  • Com: Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor, Karren Karagulian, Mickey O'Hagan, Scott Krinsky, James Ransone

Inteiramente rodado em um iPhone 5s, Tangerine traz a história da prostituta transexual Sin-Dee que, assim que sai da prisão, descobre que o namorado Chester está saindo com outra mulher. Ressentida pelo agora ex-companheiro e sua amante, Sin-Dee decide encontrar os dois e puni-los pela traição.

Trumbo - Lista Negra (Trumbo)

  • Estreia: 28 de janeiro
  • Com: Bryan Cranston, Diane Lane, Jay Roach, Bruce Cook, John McNamara, Elle Fanning

Estrelado por Bryan Cranston (Breaking Bad), o longa conta a história do roteirista Dalton Trumbo, renomado escritor que pertencia ao grupo Hollywood Ten, formado por profissionais de Hollywood que se recusaram a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso dos Estados Unidos, que na década de 1940 investigava se comunistas estavam infiltrados no país através da indústria cinematográfica.

Pelo silêncio, Trumbo e outros profissionais foram presos e impedidos de trabalhar. Mesmo após ser libertado, o roteirista continuou sofrendo o boicote do governo, além de ter que lidar com problemas pessoais envolvendo sua família e amigos.

O Regresso (The Revenant)

  • Estreia: 04 de fevereiro
  • Com: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Paul Anderson, Lukas Haas, Brendan Fletcher

Em 1822, Hugh Glass (DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Enquanto liderava uma missão ao longo do rio Missouri, Hugh é atacado por um urso, fica à beira da morte e é abandonado por seus companheiros, entre eles John Fitzgerald (Hardy), que ainda rouba seus pertences. Só que o guarda de fronteira sobrevive e inicia uma jornada em busca de vingança.

Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies)

  • Estreia: 04 de fevereiro
  • Com: Lily James, Jack Huston, Matt Smith, Douglas Booth, Sam Riley, Bella Heathcote, Suki Waterhouse, Charles Dance, Lena Headey

E se a clássica história de época de Jane Austen sobre amor e independência feminina fosse ambientada em meio ao apocalipse zumbi? Este é o cenário que Elizabeth Bennet (James), especialista em artes marciais e no manuseio de armas, precisa enfrentar ao lado do arrogante Sr. Darcy (Riley). No elenco ainda estão nomes como Lena Headey e Charles Dance, respectivamente Cersei e Tywin Lannister, do seriado Game of Thrones.

Deadpool (Deadpool)

  • Estreia: 11 de fevereiro
  • Com: Ryan Reynolds, T.J. Miller, Ed Skrein, Morena Baccarin, Gina Carano, Andre Tricoteux

Wade Wilson (Reynolds), ex-militar e mercenário, é diagnosticado com um tipo raro de câncer em estado terminal. Para tentar curar a doença, ele é submetido a uma arriscada experiência científica, que no final das contas dá certo, mas que também lhe dá poderes que acabam destruindo sua vida. Agora como Deadpool, o personagem, munido com um senso de humor negro impagável, sai à caça do homem responsável pelos seus problemas em busca de vingança.

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)

  • Estreia: 11 de fevereiro
  • Com: Eddie Redmayne, Amber Heard, Alicia Vikander

O filme é a cinebiografia de Lili Elbe (Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero, em 1931. O longa também foca no relacionamento amoroso de Lili com a pintora dinamarquesa Gerda (Vikander), que aceita a cirurgia - embora reconheça que perdeu a pessoa com quem havia se casado.

Amor Por Direito (Freeheld)

  • Estreia: 11 de fevereiro
  • Com: Julianne Moore, Ellen Page, Steve Carell, Michael Shannon, Josh Charles, Luke Grimes, Mary Birdsong

Baseado em uma história real, Amor Por Direito retrata o relacionamento da policial Laurel Hester (Moore) com a mecânica Stacie Andree (Page) durante um importante momento na história dos direitos LGBT. O casal enfrenta a notícia de que Laurel é portadora de uma doença terminal, que decide lutar por seus direitos junto ao governo e garantir que a companheira receba os benefícios da pensão da polícia após sua morte. Contudo, as autoridades se recusam a reconhecer a relação homoafetiva das duas.

Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (Zootopia)

  • Estreia: 18 de fevereiro
  • Com: Jason Bateman, Ginnifer Goodwin, Idris Elba, Octavia Spencer, J.K. Simmons

Nick Wilde, uma raposa falastrona e que sonha em ser famosa, é acusada por um crime que não cometeu e foge da cidade de Zootopia. A melhor policial da cidade, uma coelha com senso de moral, segue seu rastro determinada a fazer justiça, mas os dois inimigos naturais acabam se unindo ao descobrirem que foram vítimas de uma grande conspiração.

O Quarto de Jack (Room)

  • Estreia: 18 de fevereiro
  • Com: Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, William H. Macy

O longa conta a história de Jack (Tremblay), um menino de cinco anos que é criado por sua mãe, Ma (Larson). Ambos são mantidos presos em um espaço de 10m² - o único lugar que o garoto conhece no mundo. Enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem aumenta, a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura. Os dois, então, começam a traçar um plano de fuga.

Kung Fu Panda 3 (Kung Fu Panda 3)

  • Estreia: 03 de março
  • Com: Jack Black, Angelina Jolie Pitt, Dustin Hoffman, Lucy Liu, Jackie Chan, David Cross, Seth Rogen, James Hong, Bryan Cranston, J.K. Simmons, Kate Hudson

Quando o pai do Po (Black), desaparecido há muito tempo, reaparece, a dupla se reúne para viajar para um paraíso panda secreto para atender dezenas de divertidos novos personagens panda. Mas quando o vilão sobrenatural Kai (Simmons) começa a varrer toda a China derrotando todos os mestres de Kung Fu, Po deve fazer o impossível: aprender a treinar uma aldeia cheia de amantes da diversão e irmãos desajeitados para se tornar o time final de Kung Fu Pandas.

Zoolander 2 (Zoolander 2)

  • Estreia: 03 de março
  • Com: Ben Stiller, Owen Wilson, Penélope Cruz, Will Ferrell

Nesta continuação da comédia estrelada por Ben Stiller e Owen Wilson em 2001, os fashionistas e ex-modelos mais famosos do mundo, Derek Zoolander (Stiller) e Hansel (Wilson), voltam a se envolver em uma louca competição. Quando as personalidades mais bonitas do mundo começam a ser assassinadas, uma top model especializada em fotos de biquíni (Cruz) pede a ajuda da dupla para investigar o caso.

A Bruxa (The Witch)

  • Estreia: 03 de março
  • Com: Anya Taylor Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie, Bathsheba Garnett, Julian Richings

Nova Inglaterra, década de 1630. William (Ineson) e Katherine (Dickie) levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando à beira de uma floresta intransitável que, segundo uma lenda urbana, seria controlada por bruxas. Quando o filho recém-nascido desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.

A Série Divergente: Convergente (The Divergent Series: Convergent)

  • Estreia: 17 de março
  • Com: Shailene Woodley, Miles Teller, Theo James, Ansel Elgort, Naomi Watts, Jeff Daniels, Bill Skarsgård

Após as terríveis revelações de Insurgente, Tris (Woodley) e Quatro (James) vão para além da muralha que enclausura Chicago. Pela primeira vez, eles deixam a única cidade e família que conheceram. Lá fora, velhas descobertas se tornam inúteis com a revelação de novas verdades. É o desfecho da série Divergente.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice)

  • Estreia: 24 de março
  • Com: Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jason Momoa, Gal Gadot, Diane Lane, Jesse Eisenberg

O filme que marcará o início da Liga da Justiça nas telonas é também um dos títulos mais aguardados por fãs do Homem de Aço e do Homem Morcego, que no longa vão duelar entre si - pelo menos inicialmente. Além dos super-heróis, interpretados por Henry Cavill e Ben Affleck, serão apresentados Lex Luthor (Einsenberg), Mulher-Maravilha (Gadot), Flash (Ezra Miller), Ciborgue (Ray Fisher) e Aquaman (Momoa).

Meu Nome é Ray (About Ray)

  • Estreia: 31 de março
  • Com: Naomi Watts, Elle Fanning, Susan Sarandon, Tate Donovan, Maria Dizzia, Sam Trammell

Ray (Fanning) nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para fazer a cirurgia de transgenitalização. Sua mãe, Maggie (Watts), tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly (Sarandon), se recusa a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.