15 filmes para assistir na Netflix no Dia das Bruxas

Por Joyce Macedo

Há quem diga que o Halloween teve origem em lendas de países norte-americanos e europeus, mas também existem aqueles que preferem a versão que fala das restrições impostas pela Igreja Católica na véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) para tentar eliminar uma festa pagã chamada Samhain.

Independente das versões apresentadas para o surgimento deste tradicional evento, fato é que os brasileiros realmente abraçaram a causa e colocaram o que chamamos de Dia das Bruxas no calendário festivo não oficial do país.

Se você não está afim de colocar uma fantasia super elaborada – ou simplesmente jogar ketchup numa roupa velha para simular sangue – e cair na farra proporcionada pelas diversas festas temáticas inspiradas na data gringa, nós vamos te ajudar a se divertir de uma maneira menos espalhafatosa: no sofá.

Uma boa ideia é arranjar alguns petiscos, reunir os amigos e fazer uma maratona de filmes de terror, horror, fantasia, suspense e, por que não, uma divertida comédia com bruxas e zumbis para não deixar a data passar em branco; afinal, este ano ela cai no sábado, um motivo a mais para comemorar.

Confira algumas dicas de títulos para todos os gostos que encontramos na Netflix e são uma ótima pedida para a noite do dia 31 de outubro:

1. A Morte do Demônio (1981)

Gênero: Terror

Originalmente intitulado The Evil Dead, o filme gira em torno da história de um grupo de adolescentes que, durante um passeio numa cabana no meio da floresta, encontra o chamado Livro dos Mortos. O que se passa a seguir envolve muito sangue e bizarrice. Também conhecido no Brasil como "Uma Noite Alucinante", este filme norte-americano se tornou um clássico cult do diretor Sam Raimi.

O filme teve duas sequências: Uma Noite Alucinante 2 (1987) e Uma Noite Alucinante 3 (1992). Devido ao conteúdo violento, a versão original do filme foi proibida em vários países, como Finlândia, Islândia, Irlanda e Alemanha, após seu lançamento nos anos 1980. Em 2013, o primeiro título da série ganhou um remake com alguns personagens inéditos, mas ainda com muito sangue.

The Evil Dead

"The Evil Dead", o filme ganhou dois títulos diferentes e terríveis no Brasil: "Uma Noite Alucinante", nos cinemas, e "A Morte do Demônio", em VHS. (Foto: Divulgação/Renaissance Pictures)

2. Brinquedo Assassino (1988)

Gênero: Terror

Antes de um confronto mortal com a polícia, um assassino em série utiliza um ritual vodu para transferir seu espírito para um boneco. Após ganhar o referido brinquedo de presente, um garoto de 6 anos de idade começa a notar que há algo errado com seu boneco chamado Chucky e o relaciona com uma série de assassinatos.

A saga de Chucky arrecadou milhões de dólares nas bilheterias na semana do seu lançamento e, devido ao sucesso, ganhou 5 sequências. Na Netflix, você encontra os títulos Brinquedo Assassino 1, 2 e 3.

Chucky

O boneco Chucky ficou famoso e assustou muitas crianças ao longo dos anos 1990 (Foto: Divulgação/United Artists)

3. A Noite dos Mortos-Vivos (1990)

Gênero: Terror

Este remake do filme homônimo de 1968 dá cores à narrativa de um grupo de pessoas que se refugia em uma casa para tentar sobreviver a um exército de zumbis famintos. Recheado de sangue e tensão, A Noite dos Mortos-Vivos já começa em um cemitério e a versão dos anos 1990 segue o roteiro original.

Apesar de não ser o primeiro filme a abordar esta temática, a gravação original, em preto e branco, ajudou a definir a mitologia dos zumbis como conhecemos hoje. Já o remake marca o primeiro filme dirigido por Tom Savini, o maquiador e técnico em efeitos especiais, conhecido pelo incrível trabalho em clássicos como Creepshow e Sexta-Feira 13.

A Noite dos Mortos-Vivos

Um remake que faz jus ao filme original e se tornou uma referência para filmes de zumbis (Foto: Divulgação/21st Century Film Corporation)

4. Abracadabra (1993)

Gênero: Comédia / Fantasia / Família

Seguindo uma linha mais divertida, este longa da Disney com censura livre e cujo título original é "Hocus Pocus", mostra três bruxas da cidade de Salem do século XVII, que voltam à vida 300 anos após sua morte graças a um ritual realizado no Dia das Bruxas. O filme é uma boa pedida para quem vai passar o dia 31 com as crianças.

Em julho de 2014, surgiram rumores de que uma sequência do filme seria produzida e as protagonistas da produção original, Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy, disseram estar dispostas a participar do sucessor deste clássico da Sessão da Tarde. Apesar das especulações, Abracadabra 2 ainda não foi confirmado”.

Abracadabra

"Abracabra" (Hocus Pocus), marcou a infância de muitos jovens adultos e era figurinha carimbada na Sessão da Tarde (Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures)

5. Um Drink no Inferno (1996)

Gênero: Terror / Policial / Ação / Comédia

Escrito por Quentin Tarantino e estrelado por George Clooney, Harvey Keitel, Salma Hayek, Juliette Lewis e pelo próprio Tarantino, Um Drink no Inferno é uma espécie de mistura entre um filme policial e terror trash cheio de pitadas de humor. Se você não conhece a história deste título e possui mais de 18 anos, tente assisti-lo às cegas, sem ler sinopses ou ver trailers e garantimos que terá grandes surpresas.

Além do clássico título que deu origem a uma trilogia (não tão conhecida quando o primeiro filme), Um Drink no Inferno também serviu de inspiração para uma série homônima original da Netflix que já caminha para sua terceira temporada.

Um Drink no Inferno

A dupla George Clooney e Quentin Tarantino em ação no clássico cult "Um Drink no Inferno" (Foto: Divulgação/Dimension Films)

6. O Enigma do Horizonte (1997)

Gênero: Terror / Ficção científica

Em 2047, um grupo de astronautas é enviado ao espaço para investigar e resgatar uma nave especial chamada "Event Horizon", que desapareceu misteriosamente durante sua viagem inaugural realizada há sete anos.

No entanto, ao tentar efetuar o resgate e descobrir se há sobreviventes, os tripulantes da espaçonave se deparam com um mistério muito mais terrível do que imaginavam. Indicado para quem gosta de ficção científica e sangue.

O Enigma do Horizonte

"Event Horizon" é uma boa opção de terror para os mais chegados em ficção científica (Foto: Divulgação/Paramount Pictures)

7. Os Outros (2001)

Gênero: Suspense / Terror

Uma mulher se muda para uma mansão isolada com seus dois filhos, esperando a volta do marido que está guerra. As crianças possuem uma rara doença que faz com que os hábitos da família sejam bem atípicos e rigorosos. No entanto, a chegada de novos empregados faz com que a rotina seja quebrada e coisas sombrias comecem a acontecer.

A fotografia de Os Outros colabora totalmente para o clima sinistro do longa que, diferente dos filmes de horror que apelam para o choque visual, gera uma tensão psicológica no espectador.

Os outros

A estranha família que vive no escuro devido à problemas de saúde das crianças. (Foto: Divulgação/Dimension Films)

8. Donnie Darko (2001)

Gênero: Suspense / Drama / Ficção científica

A história de Donnie se passa nos anos 1980 e narra o drama de um adolescente diagnosticado com um quadro de esquizofrenia paranóide que passa a conviver com aparições de um coelho gigante que lhe dá ordens. Se você achou este breve resumo confuso, espere até assistir o filme.

Donnie Darko não pode ser considerado um filme de terror, mas sim um suspense psicológico que aborda temas como viagem no tempo, comportamento humano, teoria apocalíptica, diálogos marcantes, personagens complexos e que exige muita atenção do espectador. Este é o tipo de filme que as pessoas amam ou odeiam.

O elenco e a trilha sonora são uma atração à parte. Atores como Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze e Jena Malone marcam presença na tela, enquanto Tears for Fears, Joy Division, Echo & the Bunnymen, entre outros, embalam a narrativa. Além disso, a noite de Halloween é muito importante para o desfecho da história.

Donnie Darko

Donnie e sua namorada Gretchen assistem “A Morte do Demônio” (The Evil Dead) no cinema acompanhados de Frank (Imagem: Reprodução/Internet)

9. O Labirinto do Fauno (2006)

Gênero: Drama / Fantasia / Guerra

O filme se passa numa fase pós Guerra Civil Espanhola, mas numa região da Espanha que ainda enfrenta confrontos devido a presença de um grupo de rebeldes. Em meio a este cenário vive uma garotinha de 10 anos que, durante um passeio pelo jardim da mansão onde mora com seu padrasto fascista, encontra um novo mundo de fantasias.

Diferente do que possa parecer, este não é um título infantil à la Alice no País das Maravilhas. O Labirinto do Fauno é uma fábula sombria, repleta de metáforas, onde as decisões da jovem protagonista podem trazer graves consequências para todos. O longa, que mistura realidade e fantasia, conta com a direção de Guillermo Del Toro.

O Labirinto do Fauno

O Fauno (Doug Jones) e Ofelia (Ivana Baquero) no filme vencedor do Oscar nas categorias melhor direção de arte, fotografia e maquiagem (Foto: Divulgação/Warner Bros. Entertainment)

10. Planeta Terror (2007)

Gênero: Terror / Ação / Comédia

A história deste filme já é conhecida: um grupo de pessoas que tenta sobreviver a um apocalipse zumbi. Até aí, sem novidade. No entanto, Planeta Terror traz alguns elementos interessantes e bizarros para o centro da narrativa, como, por exemplo, uma dançarina de boate com uma metralhadora no lugar da perna que foi decepada durante um ataque.

"Planeta Terror" é um filme norte-americano escrito e dirigido por Robert Rodriguez, que tem seu nome associado a diversos títulos conhecidos, como Um Drink no Inferno (criador), Era Uma Vez no México, A Balada do Pistoleiro e Sin City (roteirista e diretor).

Planeta Terror

Cherry (Rose McGowan), uma dançarina de boate e sua metralhadora no lugar da perna (Foto: Divulgação/Europa Filmes)

11. Cloverfield: Monstro (2008)

Gênero: Terror / Aventura / Ficção científica

Durante a despedida de Rob, que vai embora de Manhattan, Nova York é atacada por um monstro gigante que espalha o terror pela cidade. O filme é apresentado como uma série de cenas em primeira pessoa, gravadas a partir da câmera de vídeo daqueles que tentam se salvar em meio ao caos.

Apesar de usar o mesmo artifício da câmera em primeira pessoa, este título é bem diferente de A Bruxa de Blair, que ficou muito conhecido por utilizar o recurso em forma de pseudodocumentário. Cloverfield foi produzido por J.J. Abrams, cocriador da série Lost, diretor de Star Trek (2009) e do esperado Star Wars Episódio VII.

Cloverfield

A câmera em primeira pessoa aumenta o clima de tensão em Cloverfield e tenta fazer o espectador sentir-se parte do filme. (Foto: Divulgação/Paramount Pctures)

12. Zumbilândia (2009)

Gênero: Terror / Aventura / Comédia

Zumbilândia gira em torno da história de dois homens que tentam sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, onde (quase) todos viraram zumbis devido a um vírus mutante. A inesperada dupla formada por um nerd e um cara durão enfrenta diversas aventuras ao longo do caminho, incluindo o encontro com duas irmãs que gostam de aplicar alguns golpes.

Este misto de comédia e terror conta com grandes nomes como Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Emma Stone, Abigail Breslin e a participação especial de Bill Murray. Além disso, Zumbilândia oferece um ótimo curso prático sobre como sobreviver a um apocalipse zumbi – e estar em forma faz parte das regras, pois aqui os mortos-vivos são tão rápidos quanto no game Left 4 Dead.

Zumbilândia

Protagonistas de Zumbilândia, um filme sobre zumbis que consegue arrancar algumas risadas mesmo num mundo pós-apocalíptico. (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)

13. Deixe-me Entrar (2010)

Gênero: Terror / Romance / Drama

Um garoto tímido de 12 anos conhece uma nova vizinha e usa esta amizade para tentar esquecer o bullying que sofre na escola. No entanto, com o passar do tempo o jovem Owen (Kodi Smit-McPhee) percebe que a vizinha Abby (Chloe Moretz) tem um segredo.

Em suma, Deixe-me Entrar é um filme sobre a relação entre humano e uma vampira que tenta uma abordagem diferente do "jeito Crepúsculo de ser". Baseado no excelente filme sueco de 2008 Låt den rätte komma in (Deixe Ela Entrar), essa refilmagem hollywoodiana dá conta do recado, apesar da "americanizada" típica dos remakes feitos por lá.

Deixe-me entrar

A então atriz mirim Chloe Moretz, que também participou de "Kick-Ass", foi elogiada pela crítica por sua atuação em "Deixe-me Entrar".(Foto: Divulgação/Paramount Pictures)

14. A Entidade (2012)

Gênero: Terror / Suspense

Um autor de livros sobre crimes reais se muda com sua família para uma nova (e sinistra) casa. Sua esposa e filhos não sabem, mas o local foi cenário de um crime e o escritor quer investigá-lo de perto para tentar arrumar inspiração para uma nova obra. O problema é que ele acaba descobrindo coisas que não devia.

Cheio de tensão e terror psicológico, este filme angustiante é garantia de alguns sustos e unhas roídas.

A Entidade

Quando um escritor encontra rolos de filme no sótão de sua nova casa com imagens de pessoas sendo mortas, não é um bom sinal. (Foto: Divulgação/Summit Entertainment)

15. The Babadook (2014)

Gênero: Terror / Drama

Seis anos após a morte de seu marido, uma mãe deprimida tenta disciplinar e amar seu filho. No entanto, o garoto é atormentado por um monstro que aparece em seus sonhos e, após encontrar o que ele acredita ser um indício da sua existência na vida real, ele passa a agir estranhamente por temer que os dois sejam mortos pela criatura.

Com boas atuações, história envolvente e emocionalmente forte, The Babadook é um filme perturbador e uma das produções do terror atual que merece destaque. O longa não apela tanto para jump scares para criar terror, pois a atmosfera e os atores dão conta do recado.

Uma mulher e seu filho são atormentados por uma entidade do mal em “The Babadook” (Foto: Divulgação/Cinetic Media)

Babadook

Estas são apenas algumas dicas de títulos, mas o serviço de streaming está recheado de outros filmes indicados para quem quer passar o Halloween na companhia de alguns monstros, zumbis, bruxas, assassinos e espíritos – mas só na telinha da TV.

Os filmes estão listados em ordem cronológica e não agrupados por gênero ou preferência. Tentamos reunir opções para todos os gostos, portanto sinta-se a vontade para opinar e dar suas próprias dicas de filmes na nossa caixa de comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.