Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wikipedia é bastante usada em pesquisas científicas, mas pouco citada como fonte

Por| 22 de Setembro de 2017 às 15h47

Link copiado!

Wikipedia é bastante usada em pesquisas científicas, mas pouco citada como fonte
Wikipedia é bastante usada em pesquisas científicas, mas pouco citada como fonte

Um estudo realizado por pesquisadores do MIT e da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que a Wikipedia é uma fonte recorrente de pesquisas científicas, beneficiando a comunidade. Ainda, de acordo com o autor do estudo, a plataforma também vem ajudando a moldar a ciência.

O objetivo do estudo foi determinar se um site que oferece informações gratuitas de forma colaborativa, como é o caso da Wikipedia, poderia influenciar beneficamente os estudos científicos. Neil C. Thompson, professor do MIT, declarou que o estudo “demonstra que cientistas estão usando a Wikipedia, e que isso está influenciando como eles escrevem sobre a ciência que estão fazendo”. Para ele, a Wikipedia “não é somente um registro do que está acontecendo na ciência, mas está ajudando a moldá-la”.

Para tirar suas conclusões, a equipe observou um grande número de artigos acadêmicos, dividindo-os em duas partes. Enquanto uma delas foi publicada na Wikipedia, as outras ficaram de fora. Depois de um certo tempo, os pesquisadores descobriram que aqueles trabalhos influenciaram artigos publicados posteriormente. Mas a pesquisa foi feita “na raça”, uma vez que a maioria dos estudantes não cita a Wikipedia como fonte de pesquisa. As universidades, incluindo o próprio MIT, aconselham seus alunos a não usarem a Wikipedia como fonte confiável como referência científica, mas, sim, para conhecimento geral.

Ainda assim, o estudo mostra como é possível tornar a informação científica acessível por meio de uma plataforma aberta, como a Wikipedia. Isso porque a maioria dos artigos científicos é protegida por direitos autorais e costumam ser publicados em periódicos especializados, que cobram taxas para o acesso. Há cientistas que são contra essa prática, acreditando que o conhecimento deva ser liberado a todos, não ficando restrito aos meios acadêmicos. Portanto, talvez o estudo do MIT abra portas para que o conhecimento científico se torne mais acessível, favorecendo, inclusive, estudantes da área.

Continua após a publicidade

Fonte: TheNextWeb