Veja o foguete que vai colocar o satélite geoestacionário brasileiro em órbita

Por Redação | 04.05.2017 às 17:29
photo_camera MCTI

O primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) do Brasil vai para o Espaço nesta quinta-feira (4). Segundo o governo federal, o SGDC vai não apenas servir para ampliar a capacidade de comunicações estratégicas do país, mas também pode incrementar a oferta de banda larga por aqui.

Depois de alguns adiamentos, o satélite vai entrar em órbita, e o responsável por levá-lo até os ares será o veículo lançador Ariane 5 ECA. De origem francesa, ele já realizou 91 missões desde que o programa foi inaugurado, em 1996 — este será o segundo lançamento apenas neste ano.

O lançador é o maior foguete já fabricado por um país europeu, sendo referência mundial quando o assunto é o transporte de carga. A sua capacidade máxima para a órbita geoestacionária é de 10 toneladas, mas ele é capaz de levar até mais de 20 toneladas para órbitas inferiores. Além de carregar o SGDC brasileiro, o Ariane 5 ECA vai transportar também o satélite sul-coreano Koreasat-7.

Detalhes do lançador que vai levar o satélite brasileiro ao Espaço. (Foto: Divulgação/MCTIC)

O lançamento acontece ainda nesta quinta-feira, em algum momento entre às 17h30 e às 20h20, horário de Brasília. A missão deve ter duração nominal de aproximadamente 35 minutos, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Via Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações