Veja como a NASA imaginava colônias espaciais em incríveis ilustrações de 1975

Por Redação | 01 de Junho de 2016 às 22h00
photo_camera Rick Guidice e Don Davis

Na década de 1970, o professor Gerard O'Neill, que trabalhava para o Ames Research Center da NASA, recebeu a tarefa de conduzir um estudo para determinar como seria possível criar colônias espaciais de verdade. O resultado, que saiu em 1975 foi documentado e, entre muitas informações à frente de seu tempo, estão também belíssimas ilustrações retro futuristas dessas estruturas.

colônias espaciais NASA 1975

Cidade artificial para abrigar humanos no espaço (Reprodução: Divulgação)

Os desenhos ficaram por conta dos artistas Rick Guidice e Don Davis, após O´Neill trabalhar em conjunto com arquitetos, pesquisadores, engenheiros e cientistas para chegar a modelos realistas de estruturas. Ou seja, essas ilustrações não são meros conceitos artísticos, mas sim reproduções de estruturas tecnicamente possíveis.

colônias espaciais NASA 1975

Centros urbanos existiriam junto à natureza (Reprodução: Divulgação)

Foram desenvolvidos três projetos de colônias: a Bernal Sphere, a Toroidal Colony e a Cylindrical Colony, todas prevendo o uso de uma força centrífuga para gerar gravidade artificialmente e com capacidade para abrigar de 10 mil a 1 milhão de habitantes.

colônias espaciais NASA 1975

(Reprodução: Divulgação)

A Cylindrical Colony é o conceito maior dos três, com espaço para até um milhão de pessoas vivendo ali ao mesmo tempo. Nessa colônia, os moradores se sentiriam muitas vezes como se estivessem vivendo na Terra, já que ela reproduziria diversos elementos da nossa natureza, como rios, lagos e florestas.

colônias espaciais NASA 1975 - Cylindrical

Interior da Cylindrical Colony (Reprodução: Divulgação)

Contudo, ao olhar para cima não teria como não saber que estaria vivendo no espaço, já que as vidraças enormes revelariam o céu sem atmosfera. De acordo com as previsões de O'Neill, essa estrutura poderia ser construída a partir dos anos 1990 – no entanto, ainda não estamos perto disso acontecer.

colônias espaciais NASA 1975 - Cylindrical

A Cylindrical Colony vista de fora, com duas unidades paralelas (Reprodução: Divulgação)

Na Bernal Sphere, os moradores se sentiriam vivendo em uma espécie de globo de cristal, com a luz sendo refletida a partir dos pólos da estrutura.

colônias espaciais NASA 1975 - Bernal

Interior da Bernal Sphere (Reprodução: Divulgação)

O conceito original dessa colônia foi criado por John Desmond Bernal em 1929, sendo adaptado nos anos 1970 por O'Neill e sua equipe. Nessa estrutura, a agricultura seria realizada em módulos isolados dos centros urbanos.

colônias espaciais NASA 1975 - Bernal

Módulo destinado ao cultivo de alimentos da Bernal Sphere (Reprodução: Divulgação)

Já na Toroidal Colony, um enorme espelho seria devidamente posicionado no espaço a seu lado para direcionar a luz do sol para a colônia e reproduzir os conceitos de noite e dia que temos na Terra.

colônias espaciais NASA 1975 - Toroidal

A Toroidal Colony vista de longe (Reprodução: Divulgação)

O'Neill faleceu em 1992 e não teve oportunidade de acompanhar a montagem e o lançamento da Estação Espacial Internacional (ISS), o laboratório espacial que serve como moradia para astronautas em missões na órbita da Terra desde 2001. Mas será que o professor ficaria satisfeito ou decepcionado com o fato de que a ISS não saiu exatamente conforme o estudo que conduziu?

Estação Espacial Internacional

Interior da Estação Espacial Internacional, muito diferente do conceito de moradia espacial elaborado pela equipe de O'Neill (Reprodução: NASA)

Via: CNN

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.