Transplante de útero é realizado com sucesso e gera esperança para infertilidade

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2016 às 15h02
photo_camera Divulgação/Cleveland Clinic

A Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, revelou nesta sexta-feira (26) que realizou o primeiro transplante de útero no país norte-americano. Na sequência de uma técnica comprovadamente eficiente desenvolvida na Suécia, que abriu precedentes para várias cirurgias do gênero no início de 2014 (e até mesmo um parto em um útero transplantado), o procedimento pode ser crucial no auxílio de mulheres que sofrem de infertilidade.

A cirurgia aconteceu na última quarta-feira (24) e durou nove horas. A paciente, que não teve seu nome revelado, recebeu o órgão de uma doadora que morreu e apresenta um quadro de estabilidade, revela um comunicado divulgado pelo hospital. Mais detalhes a respeito do procedimento devem ser revelados apenas na semana que vem, em Cleveland, quando acontece uma coletiva da imprensa com a equipe médica envolvida na realização do transplante.

A operação desta semana é parte de um teste clínico que desde o ano passado recrutou 10 mulheres potencialmente elegíveis para receber um novo útero. Para serem selecionadas, elas precisam apresentar uma condição irreversível chamada de Fator Uterino de Infertilidade (UFI, na sigla em inglês). Acredita-se que três a cada cinco mulheres no mundo todo sejam afetadas pelo problema.

Fonte: AFP

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.