Stephen Hawking e Yuri Milner querem levar espaçonave à estrela Alpha Centauri

Por Redação | 13.04.2016 às 01:45 - atualizado em 13.04.2016 às 06:56

Uma nova era espacial está a caminho graças a uma parceria entre Stephen Hawking e Yuri Milner. Juntos, o físico teórico e o empresário russo estão desenvolvendo o projeto de uma espaçonave extremamente leve, capaz de viajar mil vezes mais rapidamente do que qualquer máquina que o ser humano já construiu.

Batizada de StarShot, a nave seria hábil a viajar até a segunda estrela mais próxima da Terra - a Alpha Centauri -, que é o astro mais brilhante da constelação de Centauro e a terceira estrela mais brilhante do céu visto a olho nu aqui da Terra. De acordo com os planos do cientista, dentro de uma geração a humanidade já seria capaz de realizar uma viagem desse porte (quer dizer, uma viagem não-tripulada, a princípio).

No vídeo publicado pelo TechInsider, podemos ver o físico e cosmólogo em uma entrevista coletiva ao lado de Milner. Confira a tradução livre do discurso de Hawking e, em seguida, assista ao vídeo completo:

“Nós estamos aqui hoje para falar sobre nosso futuro no espaço. O que faz nós humanos únicos? Há muitas teorias... Alguns dizem que é nossa capacidade de nos comunicarmos ou as ferramentas que criamos, outros dizem que é nossa capacidade de raciocinar logicamente. Muitos, obviamente, não conheceram tantos humanos assim.

Eu acredito que o que nos faz humanos é nossa capacidade de transcender limites. A gravidade nos mantém na Terra, mas eu acabei de voar para a América. Eu perdi minha voz, mas ainda consigo me comunicar graças ao meu sintetizador.

Como nós transcendemos nossos limites? Com nossas mentes e nossas máquinas.

O limite que nos confronta agora são as estrelas. Mas nós conseguiremos transcender esse limite com as aeronaves mais leves já construídas, e conseguiremos lançar uma missão à Alpha Centauri dentro de uma geração.

Hoje, nós nos comprometemos a um grade avanço no Cosmos, porque nós somos humanos e nossa natureza é voar.”

Fonte: TechInsider