Startup pretende lançar uma "Netflix espacial"

Por Redação | 18 de Agosto de 2015 às 12h45
photo_camera Divulgação

Aquelas imagens surpreendentes da Terra vista do espaço que, até então, chegam aos nossos olhos por meio de fotografias feitas pela NASA, agora poderão ser vistas diretamente em seu computador, como se você fosse um astronauta flutuando pela órbita terrestre. A SpaceVR está com uma campanha incrível no Kickstarter para criar vídeos de realidade virtual da Terra vista de fora, e oferecê-los em um serviço por assinatura similar ao Netflix.

A startup pretende utilizar um sistema em formato de cubo chamado Overview One, que consiste em 12 câmeras capazes de captar vídeos tridimensionais em 360º. Cada face do cubo conta com duas câmeras idênticas, que gerarão as imagens separadamente para que sejam "coladas" e transmitidas posteriormente como uma única.

Overview One

Sistema de câmeras do OverView One, que será usado para captar as imagens para a SpaceVR (Reprodução: Divulgação)

Para evitar problemas com o transporte do equipamento, a SpaceVR fechou contrato com a Made in Space, que produz objetos no espaço em gravidade zero utilizando impressoras 3D. O objetivo é construir o sistema de câmeras lá na Estação Espacial Internacional. Outra parceria feita pela startup foi com a NanoRacks, companhia especializada em enviar cargas para o terreno espacial.

Com tudo pronto, os vídeos serão lançados semanalmente para assinantes do serviço. Isaac DeSouza, co-fundador e CTO da SpaceVR, contou ao site The Verge que o primeiro vídeo será filmado a partir de um módulo da ISS que fornece uma belíssima visão panorâmica da Terra. Mas há um detalhe importante: para poder admirar as imagens, será necessário usar um óculos especial para realidade virtual.

Terra vista da ISS

Terra vista da plataforma da Estação Espacial Internacional que será usada para o primeiro vídeo do "Netflix espacial". (Reprodução: NASA)

A campanha foi lançada no Kickstarter nesta segunda-feira (10) e ficará no ar até o dia 9 de setembro. Apesar do prazo relativamente curto para a captação dos recursos, a SpaceVR ainda não definiu uma data oficial para o lançamento do serviço, tampouco divulgou o valor de sua assinatura. Mesmo assim, a empresa tem planos ambiciosos, pretendendo enviar sua câmera especial à Lua em 2017 e para Marte em 2026.

Fontes: The Verge e Kickstarter