SpaceX testou com sucesso novo sistema de ejeção para astronautas

Por Redação | 07.05.2015 às 07:47 - atualizado em 07.05.2015 às 10:47

A empresa de transporte espacial SpaceX realizou nesta quarta-feira (06) um teste bem sucedido de um sistema de ejeção para a cápsula Dragon. O mecanismo de segurança permitirá que a tripulação da próxima viagem espacial consiga se salvar caso algo dê errado durante o lançamento do foguete.

Simulando uma emergência na plataforma de lançamento, uma cápsula não tripulada foi expelida para longe da suposta área de risco na base aérea de Cabo Canaveral (Flórida) às 10h no horário de Brasília. O procedimento contou com o apoio de um manequim, que fez as vezes de passageiro da Dragon.

A cápsula foi equipada com 270 captores e impulsionada por oito motores SuperDraco a cerca de 1.500 metros de altitude. Pouco depois de ser acionado, o sistema de ejeção se separou da Dragon, abriu três paraquedas e, em seguida, pousou em segurança no oceano. O teste durou cerca de dois minutos desde a ignição até o pouso.

"Essa é uma etapa crítica para garantir a segurança da tripulação", disse Kathy Lueders, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA. "Parabéns à SpaceX pelo que parece ter sido mais um teste bem sucedido no caminho da empresa em direção a alcançar a certificação do veículo espacial Dragon para missões 'de' e 'para' a Estação Espacial Internacional", completou.

O teste é um marco fundamental no esforço de desenvolvimento da SpaceX para promover o seu plano de atender a um requisito importante para a próxima geração de naves espaciais pilotadas: um sistema de escape que pode levar os tripulantes rapidamente e com segurança para longe do foguete durante sua ascensão para a órbita.

Veja o vídeo completo do teste realizado pela SpaceX:

Recentemente, a SpaceX quase conseguiu o que para muitos seria impossível: aterrissar com sucesso um de seus foguetes Falcon 9 numa plataforma flutuante sobre o mar, a 200 milhas da costa da Flórida. A experiência por pouco não deu certo e abriu caminho para mais um grande passo do inventor e bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário da empresa, rumo à revolução no transporte interplanetário.

Saiba mais: Pouso perfeito dos foguetes da SpaceX pode revolucionar transporte espacial

Fonte: NASA