Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX planeja enviar espaçonave para Marte em 2018

Por| 28 de Abril de 2016 às 08h51

Link copiado!

SpaceX planeja enviar espaçonave para Marte em 2018
SpaceX planeja enviar espaçonave para Marte em 2018
Tudo sobre SpaceX

Elon Musk, o magnata dono da Tesla e da SpaceX, anunciou nesta quarta-feira (27) em seu perfil no Twitter que sua empresa de exploração comercial do espaço está planejando enviar uma nave não-tripulada à Marte em 2018. A missão foi chamada de “Red Dragon” (“Dragão Vermelho”), e enviará uma espaçonave Dragon 2 ao Planeta Vermelho para trazer à Terra amostras coletadas pelo rover da NASA.

Dragon 2 is designed to be able to land anywhere in the solar system. Red Dragon Mars mission is the first test flight. — Elon Musk (@elonmusk) April 27, 2016

No Flickr da companhia, podemos conferir algumas imagens ilustrativas de como será a Dragon 2 e sua chegada à Marte:

Continua após a publicidade

(Reprodução: Flickr/SpaceX)

A cápsula provavelmente será enviada ao Espaço utilizando foguetes reutilizáveis, mas precisará de um modelo ainda mais poderoso do que o Falcon 9, que serviu para enviar suprimentos à Estação Espacial Internacional. Esse foguete deverá ser o Falcon Heavy, cujo primeiro voo está previsto para acontecer no ano que vem.

(Reprodução: Flickr/SpaceX)

Continua após a publicidade

Entre os desafios está a entrada da nave na atmosfera marciana, bem como seu pouso. Uma vez que a atmosfera é cerca de mil vezes mais fina do que a terrestre, será necessário algum sistema mais potente para frear o veículo a uma velocidade suficiente para que consiga pousar, sem se chocar contra o chão. Para isso, a SpaceX avalia a possibilidade de realizar um pouso diferente de qualquer um já realizado anteriormente: utilizando os propulsores da aeronave para primeiramente redirecionar sua aceleração do sentido vertical para o horizontal, fazendo com que a Dragon continue se movimentando para os lados enquanto desacelera, para somente depois ser posicionada na vertical e realizar o pouso seguro.

(Reprodução: Flickr/SpaceX)

Apesar de pouco espessa, a atmosfera marciana é capaz de fazer com que um objeto que adentre seu território se aqueça muito e mais rapidamente, então essa nave precisa ser não somente capaz de frear em tempo, mas também capaz de aguentar uma temperatura de cerca de 871 ºC. Por sorte, o escudo térmico da Dragon consegue protegê-la contra uma temperatura extremamente alta, beirando os 1.650 ºC.

Continua após a publicidade

Fonte: Business Insider