Publicidade

SpaceX consegue pousar foguete em plataforma no meio do oceano

Por| 08 de Abril de 2016 às 20h20

Link copiado!

SpaceX consegue pousar foguete em plataforma no meio do oceano
SpaceX consegue pousar foguete em plataforma no meio do oceano
Tudo sobre SpaceX

Nesta sexta-feira (8), a SpaceX conseguiu pousar com sucesso seu foguete reutilizável, o Falcon 9, em uma plataforma marítima. Esta foi a quinta tentativa da empresa para realizar a façanha, mas a primeira onde tudo correu bem (ou seja, sem sustos e explosões).

O foguete decolou levando uma cápsula não tripulada com suprimentos para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS). Às 16h43 (horário local) ele saiu do Cabo Canaveral, na Flórida, com o céu em boas condições. Porém, o momento de tensão era o retorno do Falcon 9.

Funcionários da SpaceX, empresa liderada pelo conhecido bilionário Elon Musk, estavam reunidos no centro de controle da missão, na Califórnia, e festejaram quando o foguete aterrissou com sucesso na plataforma localizada no meio do oceano Atlântico.

#SpaceX finally got its sea legs. https://t.co/c6t9w1Bjhw on @mashable @MashableScience pic.twitter.com/LiKKwBvA0U — Miriam Kramer (@mirikramer) 8 de abril de 2016
Continua após a publicidade

A empresa já havia tentado alguns pousos iguais a esse antes, mas sem sucesso. No entanto, em dezembro do ano passado, Musk e sua equipe conseguiram pousar o Falcon 9 em terra firme no próprio Cabo Canaveral. O dia de hoje ficará marcado na história da companhia, uma vez que é muito mais seguro tentar aterrissar no mar, longe das pessoas.

Agora que a SpaceX mostrou que pode fazer os dois tipos de desembarques, tanto na terra quanto no mar, a empresa pode, potencialmente, recuperar e reutilizar ainda mais foguetes no futuro. E isso pode significar grandes economias de custos para a indústria.

Há pouco menos de uma semana, outra empresa privada de voos espaciais lançou e pousou com sucesso pela terceira vez o seu foguete reutilizável. Trata-se do New Shepard, da Blue Origin, empresa que também tem um figurão da tecnologia em seus bastidores: Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Fonte: Wired