SpaceX anuncia seu próximo lançamento para maio

Por Redação | 26 de Abril de 2016 às 23h49

A SpaceX confirmou ao portal TechCrunch que o próximo lançamento de foguete da companhia está agendado para o dia 4 de maio, às 2:22 (horário de Brasília), com uma janela de lançamento de duas horas. A companhia espera casar a decolagem com outra tentativa de pousar um foguete em um navio no mar.

Menos de três semanas atrás, a SpaceX fez sua primeira recuperação bem-sucedida de um foguete que havia decolado no dia 8 de abril para levar suprimentos à Estação Espacial Internacional na órbita baixa da Terra (com uma altitude de cerca de 400 quilômetros).

Para a próxima tentativa de decolagem, o foguete Falcon 9 precisará levar um satélite de comunicação japonês a uma altitude de aproximadamente 35 mil quilômetros. Para atingir uma órbita tão alta, o primeiro estágio do foguete terá que ser acelerado mais rapidamente do que foi feito no voo do dia 8 de abril, dificultando um pouso tranquilo.

O primeiro foguete recuperado pela companhia não deve levantar voo novamente, mas o segundo tem chances de voar uma segunda vez. No Twitter, o CEO da companhia, Elon Musk, disse que tem esperanças que o foguete faça uma nova decolagem em 3 ou 4 meses.

O reuso de um foguete recuperado é um marco para a SpaceX, já que isso pode significar um passo importante no campo de economia de despesas. Só o primeiro estágio do Falcon 9 custou 75% do preço total para fazer o foguete, o que explica porque a companhia sempre tenta recuperar os equipamentos ao retornarem da Terra. A preisdente da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que a companhia espera ter uma economia de 30% ao reutilizar as aeronaves. Hoje, o preço da Falcon 9 é de US$ 61,2 milhões, porém, com o primeiro estágio sendo "reciclado", o preço da aeronave poderia cair para US$ 42,8 milhões.

Via Tech Crunch