Sonda New Horizons, da NASA, será enviada a asteroide do Cinturão de Kuiper

Por Redação | 01 de Setembro de 2015 às 08h24
photo_camera Divulgação

Depois de ter sido a primeira sonda a sobrevoar Plutão, maior membro do Cinturão de Kuiper, a New Horizons terá como destino um outro corpo celeste da mesma região: o asteroide 2014 MU69, localizado nos confins do Sistema Solar.

O asteroide está localizado a uma distância ainda maior da Terra e tem dimensões aproximadas entre 25 e 45 quilômetros de diâmetro. Pouco se sabe sobre o astro, que foi descoberto somente em junho de 2014 pelo telescópio espacial Hubble, e a nova missão da sonda será coletar imagens e informações a respeito do asteroide antes de partir rumo ao espaço interestelar, longe do Sistema Solar.

New Horizons no Cinturão de Kuiper

Arte criada pela NASA imaginando a sonda New Horizons em um asteroide do Cinturão de Kuiper (Reprodução: NASA/JHUAPL/SwRI/Alex Parker)

"Há tanto o que podemos aprender com as observações próximas que nunca aprenderíamos da Terra, como o sobrevoo de Plutão demonstrou tão espetacularmente", contempla o membro da equipe da New Horizons, Jon Spencer.

Para navegar pelo espaço rumo ao 2014 MU69, a sonda realizará quatro manobras entre o fim de outubro e o início de novembro deste ano. A New Horizons deve chegar ao seu segundo destino em janeiro de 2019 e continuará enviando dados coletados espaço afora até meados de 2030, quando seu combustível nuclear deverá esgotar, obrigando-a a encerrar suas atividades.

Fonte: NASA