Sonda da NASA filma Mercúrio passando em frente ao sol; confira

Por Redação | 10 de Maio de 2016 às 10h15

Uma das raridades mais belas de nosso Sistema Solar foi filmada pela sonda Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA nesta segunda-feira (09). Nas imagens divulgadas pela agência espacial no YouTube, é possível ver Mercúrio perfeitamente alinhado com o Sol. O evento celestial aconteceu entre as 08h12 e 15h42 pelo horário de Brasília.

O que deixa o acontecimento mais especial é a frequência com que ele acontece. Segundo a NASA, o caminho percorrido por Mercúrio acontece cerca de 13 vezes a cada século. No vídeo acima, você pode ver a caminhada de Mercúrio em diversas imagens em time-lapse.

A sonda SDO é a mesma utilizada pela agência espacial norte-americana para estudar o campo magnético do Sol em 2010. Os cientistas esperam que os dados coletados durante o evento de ontem possam ajudá-los a entender melhor como funciona a fina atmosfera de Mercúrio. O fenômeno só voltará a se repetir em 11 de novembro de 2019. Registros dos próximos alinhamentos de Mercúrio com o Sol são esperados para novembro de 2032 e maio de 2049.

Via Engadget