Sonda Curiosity registra a existência de dunas petrificadas em Marte

Por Redação | 15 de Setembro de 2015 às 10h25
NASA/JPL-Caltech/MSSS

Novas imagens de Marte obtidas pela sonda Curiosity revelam a presença de dunas petrificadas na cratera Gales, aos pés do Monte Sharp. A elevação tem mais de cinco quilômetros de altura e os cientistas acreditam ter sido formada por sedimentos depositados por um antigo lago no local.

A estrutura de arenito - areia transformada em rocha - faz parte de uma camada geológica batizada de "Unidade Stimson" e sua orientação indica a direção predominante dos ventos que produziram as dunas ao longo do tempo. Logo abaixo, existe uma camada de argila formada pelo suposto lago, que provavelmente preenchia toda a cratera Gale, quando ainda havia água em estado líquido em Marte.

O veículo robótico da NASA, que explora o Planeta Vermelho desde agosto de 2012, registrou essas novas imagens a partir de 27 de agosto deste ano e a junção de dezenas de fotos captadas pelo Curiosity resultou em uma imagem panorâmica das formações de arenito próximas à base do Monte Sharp.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

dunas petrificadas em Marte

Panorâmica da base do Monte Sharp, localizado na cratera Gales, em Marte (Reprodução: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Agora, a sonda continuará cavando e recolhendo amostras do terreno marciano para que os cientistas da agência espacial norte-americana prossigam os estudos sobre a formação geológica do planeta.