Sonda Cassini faz incríveis fotos dos anéis de Saturno

Por Redação | 30 de Janeiro de 2017 às 22h53

A viagem da sonda Cassini, da NASA, pelos confins do Sistema Solar está prestes a ser encerrada, mas a missão não poderia terminar sem um grand finale. Daqui a pouco mais de dois meses, a NASA encerra, com a ajuda da sonda, uma missão de 20 anos.

A Cassini aproveitou o momento para enviar fotos incríveis da atmosfera do mais exótico dos planetas do nosso sistema, Saturno. E as fotografias dos anéis do planeta são tão sensacionais que tiraram o fôlego até dos astrônomos da agência espacial, devido à grande riqueza de detalhes e proximidade do planeta. "São as melhores imagens de Saturno que já coletamos", revelou Carolyn Porco, líder da equipe de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.

Pelas imagens, é possível ver as "hélices" dos anéis de Saturno, que foram causadas pelo rastro de uma de suas 62 luas. “Essas visualizações próximas representam a abertura de uma janela inteiramente nova nos anéis de Saturno, e nos próximos meses esperamos dados ainda mais animadores enquanto preparamos nossas câmeras para observar outras partes dos anéis que estão ainda mais perto do planeta”, contou Matthew Tiscareno, cientista da Cassini e especialista em Saturno no Instituto SETI, em um comunicado para a imprensa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Isso significa que, muito embora as imagens que você vai ver aqui agora já sejam estonteantes, as que você verá nos próximos meses serão ainda mais maravilhosas. A Sonda vai encerrar sua missão em grande estilo: após enviar para a Terra todos os achados encontrados em sua longa viagem, ela vai "suicidar-se" em Saturno, mergulhando em sua atmosfera e sofrendo uma combustão.

Veja a riqueza de detalhes:

Fonte: Gizmodo Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.