Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Será que o Universo é apenas uma simulação? Neil deGrasse acredita que sim

Por| 24 de Abril de 2016 às 14h01

Link copiado!

Será que o Universo é apenas uma simulação? Neil deGrasse acredita que sim
Será que o Universo é apenas uma simulação? Neil deGrasse acredita que sim

Será que o Universo realmente existe? Bem, se a percepção humana for tomada enquanto referência, a resposta provavelmente será positiva. Mas essa é uma discussão levantada há séculos pelos mais conhecidos filósofos até os maiores astrônomos e astrofísicos da atualidade, e ainda hoje não foi possível encontrar uma resposta definitiva para a questão.

Na edição de 2016 do debate Isaac Asimov Memorial, no Museu Americano de História Natural, essa pauta foi levantada mais uma vez, e alguns argumentos podem ser bastante desconfortáveis para quem teme pensar que o Universo pode não passar de uma simulação.

Enquanto a física Lisa Randall afirmou que não existe a possibilidade de que o Universo não seja real, o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que liderou o debate, mostrou um ponto de vista diferente. Segundo Tyson, as chances de que o Universo seja apenas uma simulação podem ser bastante altas, afirmando que não ficaria surpreso se descobrisse que alguém é responsável por sua criação.

Segundo o astrofísico, é bastante comum que os seres humanos julguem-se enquanto espécie soberana quando se fala em inteligência, mas ninguém pode garantir que não existam entidades infinitamente superiores em outros mundos, que poderiam ter criado o nosso Universo inclusive como forma de entretenimento.

Continua após a publicidade

Um dos principais argumentos dos físicos que acreditam na hipótese da simulação é que seria possível simular um Universo por meio de um supercomputador, por exemplo, principalmente se a física evoluir ao ponto de conhecer todo o funcionamento e todas as leis que nos regem.

Confira o debate completo.

E então, você acredita na possibilidade de que façamos parte da criação de seres mais evoluídos?

Continua após a publicidade

Fonte: Tech Insider