Publicidade

Satélite construído por estudantes do ensino fundamental entra em órbita

Por| 16 de Janeiro de 2017 às 12h26

Link copiado!

Satélite construído por estudantes do ensino fundamental entra em órbita
Satélite construído por estudantes do ensino fundamental entra em órbita

Estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Ubatuba (SP) desenvolveram um satélite que entrou em órbita nesta segunda-feira (16) a partir do módulo japonês da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O nanossatélite chamado Tancredo-1 ficará na órbita da Terra, a 400 quilômetros de altitude, e será ferramenta de um experimento que estuda a formação de bolhas de plasma na atmosfera, fenômeno que interfere na captação de sinais de satélite e em antenas parabólicas em países localizados na linha do Equador, por exemplo. Ele também carrega um gravador que propaga uma mensagem gravada pelos estudantes.

O Tancredo-1 foi ao espaço no dia 9 de dezembro, por meio de um foguete lançado pela agência espacial japonesa (Jaxa, na sigla em inglês). O artefato foi totalmente construído no Brasil e tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) – ambas entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os alunos envolvidos com o satélite já viajaram para o Japão para apresentar o trabalho desenvolvido em um congresso aeroespacial e também para os Estados Unidos, onde conheceram a Agência Espacial Americana (Nasa).

Continua após a publicidade

Fonte: MCTIC