Projeto pretende criar cidades sustentáveis em Marte

Por Redação | 11.10.2016 às 22:05

Você já se perguntou como poderia ser uma civilização marciana, caso a vida fosse possível em nosso planeta vizinho? Pois tem gente se especializando no assunto e fazendo disso uma profissão, carinhosamente apelidada de "Marquitetura". Quem conta é a "marquiteta" Vera Mulyani, que fundou a Mars City Design, um estúdio que desenvolve planos para a construção de uma cidade pioneira e alto-suficiente no planeta vermelho.

A equipe de Mulyani já conseguiu levantar cerca de US$ 30.500 no Kickstarter, a fim de produzir, com auxílio da impressão 3D, maquetes e protótipos das cidades marcianas em uma área de testes na Reaction Research Society, no meio do deserto de Mojave. Aliás, o primeiro workshop voltado ao assunto já contou com a confirmação de engenheiros, designers e arquitetos do mundo todo, e aconteceu na Universidade da Califórnia do Sul em setembro.

A arquiteta explicou que seu projeto acontecerá em uma escala "macro para micro", ou seja: primeiramente, uma equipe viajará até Marte para explorar tudo que tiver direito, e entender como seria possível construir uma cidade em um solo extra-terrestre. Ela espera começar com um grupo de quatro pessoas, para que, futuramente, ele se transforme em uma cidade propriamente dita, com 1.000 habitantes.

Os projetos

As equipes envolvidas têm trabalhado duro para construir projetos impecáveis a fim de torná-los reais na atmosfera marciana. Alguns deles incluem assentamentos urbanos com sistema fluvial e até cachoeira artificial, regolitos que servirão como fonte sustentável de oxigênio, água, energia e nutrição e fazendas sustentáveis para plantação de suprimentos caso os alimentos levados da Terra em excursão acabem. Tem até um projeto de estrutura imediata, criada a partir de explosões de laser, para criar alicerces rápidos como soluções a possíveis desastres naturais ou até mesmo guerras.

Para Mulyani e sua equipe, Marte funcionará como um local propício à construção de cidades sustentáveis — o que não existe em nosso planeta — como solução para vida de terráqueos no futuro.

Via Futurism