Projeto pretende criar cidades sustentáveis em Marte

Por Redação | 11 de Outubro de 2016 às 22h05

Você já se perguntou como poderia ser uma civilização marciana, caso a vida fosse possível em nosso planeta vizinho? Pois tem gente se especializando no assunto e fazendo disso uma profissão, carinhosamente apelidada de "Marquitetura". Quem conta é a "marquiteta" Vera Mulyani, que fundou a Mars City Design, um estúdio que desenvolve planos para a construção de uma cidade pioneira e alto-suficiente no planeta vermelho.

A equipe de Mulyani já conseguiu levantar cerca de US$ 30.500 no Kickstarter, a fim de produzir, com auxílio da impressão 3D, maquetes e protótipos das cidades marcianas em uma área de testes na Reaction Research Society, no meio do deserto de Mojave. Aliás, o primeiro workshop voltado ao assunto já contou com a confirmação de engenheiros, designers e arquitetos do mundo todo, e aconteceu na Universidade da Califórnia do Sul em setembro.

A arquiteta explicou que seu projeto acontecerá em uma escala "macro para micro", ou seja: primeiramente, uma equipe viajará até Marte para explorar tudo que tiver direito, e entender como seria possível construir uma cidade em um solo extra-terrestre. Ela espera começar com um grupo de quatro pessoas, para que, futuramente, ele se transforme em uma cidade propriamente dita, com 1.000 habitantes.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Os projetos

As equipes envolvidas têm trabalhado duro para construir projetos impecáveis a fim de torná-los reais na atmosfera marciana. Alguns deles incluem assentamentos urbanos com sistema fluvial e até cachoeira artificial, regolitos que servirão como fonte sustentável de oxigênio, água, energia e nutrição e fazendas sustentáveis para plantação de suprimentos caso os alimentos levados da Terra em excursão acabem. Tem até um projeto de estrutura imediata, criada a partir de explosões de laser, para criar alicerces rápidos como soluções a possíveis desastres naturais ou até mesmo guerras.

Para Mulyani e sua equipe, Marte funcionará como um local propício à construção de cidades sustentáveis — o que não existe em nosso planeta — como solução para vida de terráqueos no futuro.

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.