Publicidade

Pra que Ciência? Campanha conscientiza sobre importância das pesquisas no Brasil

Por| 29 de Outubro de 2019 às 08h40

Link copiado!

Pra que Ciência? Campanha conscientiza sobre importância das pesquisas no Brasil
Pra que Ciência? Campanha conscientiza sobre importância das pesquisas no Brasil

Em tempos de crise e cortes de orçamentos na área da Ciência, a comunidade científica tem buscado conscientizar a população sobre a importância das pesquisas realizadas no Brasil. Por isso, uma campanha chamada Ciência, pra que ciência? convoca professores, estudantes e pesquisadores de todo o país para gravar depoimentos sobre suas pesquisas e publicá-los no YouTube.

A campanha foi lançada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e já reúne mais de 110 vídeos sobre como a ciência feita aqui no Brasil é importante para o desenvolvimento do país, e a importância do apoio de agências públicas para que esses trabalhos sejam mantidos. O objetivo é "chamar a atenção para o impacto que as pesquisas têm no desenvolvimento econômico e social do Brasil e como os cortes severos impostos pelo governo às duas principais agências de fomento podem desmantelar todo um sistema nacional de ciência e tecnologia com prejuízos para toda a população”, diz a SBPC.

Em seus depoimentos, os participantes que recebem financiamento público para suas pesquisas falam sobre a importância de seus trabalhos para o bem estar de toda a população. Com isso, a comunidade científica espera encontrar apoio popular para pressionar o governo a reverter o quadro de desmonte da ciência em nosso país.

Continua após a publicidade

No fim de agosto, o governo enviou aos parlamentares o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, com a proposta de reduzir 87% da verba do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para fomento à pesquisa no próximo ano. “A redução de recursos acontece há quatro, cinco anos e, agora, para o ano que vem, há uma redução ainda mais drástica. A queda tem sido absolutamente dramática”, disse Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC.

Assim, a campanha Ciência, pra que ciência? é uma proposta para que pesquisadores se juntem a outras dezenas de mobilizações da comunidade científica por todo o país para reverter o quadro. Espera-se que, em cada depoimento, a população conheça melhor quem são os pesquisadores brasileiros, a importância de seus trabalhos, e por que o investimento de agências públicas é fundamental para que as pesquisas resultem em benefício para todos.

Segundo o Jornal da Ciência, mantido pela SBPC, as pesquisas podem trazer um retorno à sociedade “na forma de melhores políticas públicas, melhores práticas nos serviços prestados à população, melhores medicamentos, vacinas e terapias, melhores alimentos, escolas, estradas, cidades, etc., enfim, em oportunidades para uma sociedade mais desenvolvida, justa e próspera”.

Para conferir os vídeos da campanha, você deve acessar a playlist “Ciência, pra que Ciência?” no canal TV SBPC. Se você é um pesquisador e quer colaborar, envie seu vídeo através da página oficial do projeto.

Continua após a publicidade

Fonte: Jornal da Ciência