Powerwall 2 da Tesla fornece 14 kWh com uma única carga

Por Redação | 05 de Dezembro de 2016 às 16h45
photo_camera Divulgação

Em outubro, a Tesla anunciou a segunda versão de sua bateria para uso residencial, a Powerwall. Entretanto, na ocasião a fabricante não deu muitos detalhes de como o quanto ela seria capaz de ajudar no fornecimento de energia para seus usuários.

O Powerwall é uma bateria de íon de lítio que pode ser fixada na parede da residência, contando com a capacidade de armazenar até 14 kilowatts de energia em uma carga, coletada através de painéis solares. Segundo a empresa, com a energia coletada em um dia, uma casa com baixo consumo pode ser abastecida de energia durante toda a noite, ou servir como um backup em caso de falta de abastecimento nessas horas.

A bateria pesa cerca de 100 quilos e tem uma espessura de 15 centímetros, menor em tamanho que a primeira versão da Powerwall, mas com a capacidade de armazenar o dobro de energia - a versão anterior armazenava 6,4 kilowatts.

A Powerwall 2 vem com um inversor de voltagem incluído, o que já deixa o equipamento pronto para enviar a energia coletada no equipamento para a rede elétrica da casa. Na edição anterior do produto, era necessário a compra de um equipamento à parte para fazer este processo.

Em 2015, quando Elon Musk, o CEO da Tesla, lançou o produto, a previsão era de que o produto poderia tornar os consumidores totalmente independentes das companhias de energia. Além disso, o plano com o equipamento se alinha com a compra recente da Tesla da Solarcity, empresa fabricante de paineis solares.

Entretanto, a capacidade da Powerwall ainda não é ideal para fornecer 100% de energia para uma residência - por exemplo, o consumo médio de uma casa fica em torno de 900 kWh por mês. Mesmo assim, ela pode ser o caminho para um futuro mais sustentável no consumo energético.

A Powerwall 2 custa US$ 5,500, e só está disponível no mercado norte-americano - é possível importar, mas é bom estar preparado para as altas taxas de importação.

Fonte: Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.