Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que nossas pernas e pés ficam dormentes?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Outubro de 2021 às 13h00

Link copiado!

nensuria/Freepik
nensuria/Freepik

Sabe quando você se senta em cima da perna, ou simplesmente passa muito tempo na mesma posição, e sente como se o membro ficasse adormecido? Esse acontecimento é bastante comum, e traz ainda a sensação de estar recebendo agulhadas, o que é bem desagradável.

Quando isso acontece, falamos que o membro ficou dormente, ou simplesmente que ele está dormindo. Mas você já parou para pensar em como isso acontece? Felizmente, a ciência tem uma explicação! De acordo com Zachary Gillen, profissional fisiologista do exercício, conta que toda vez em que movimentamos o nosso corpo, o cérebro envia sinais para os músculos.

Porém, quando o cérebro não consegue se comunicar com um músculo ou um grupo muscular, acontecem algumas coisas estranhas, como a sensação de dormência. Quando a perna está "amortecida", sentimos como se agulhas e alfinetes estivessem sendo inseridos na nossa pele, o que é conhecido tecnicamente como parestesia. Muitas pessoas, segundo o fisiologista, acreditam que isso acontece porque existe uma falta de fluxo sanguíneo ali, mas não é essa a resposta.

Continua após a publicidade

"Elas imaginam que a sensação de 'adormecer' acontece quando o sangue, que carrega nutrientes por todo o corpo, não consegue chegar aos pés. Mas isso não está certo", diz Gillen. Então, o que acontece é que os nervos que conectam o cérebro e o pé estão sendo esmagados pela posição em que a pessoa está sentada. Com isso, eles não conseguem "conversar" e fazer você movimentar o membro dormente.

"Se os nervos estiverem comprimidos por um certo tempo, você não sentirá muito o pé porque ele não está conseguindo transmitir as mensagens normalmente ao cérebro sobre como [o pé] se sente ou se está se mexendo", diz o especialista. Assim que a posição que estava comprimindo os nervos é desfeita, os nervos "acordam" e começam a se reconectar, causando a sensação de agulhadas.

Estar em uma posição errada e deixar o membro adormecido não traz consequências a longo prazo, mas é possível evitar essa sensação desconfortável. Gillen recomenda, então, que a posição na qual a pessoa está sentada seja mudada com frequência, que ela não fique com as pernas cruzadas por muito tempo e que o indivíduo se levante sempre que possível se precisar ficar muito tempo sentado.

Continua após a publicidade

Fonte: IFL Science