Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Phubbing | Ignorar parceiros para mexer no celular pode destruir relacionamentos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2023 às 12h40

Link copiado!

titovailona/Envato Elements
titovailona/Envato Elements

Você já usou o celular como desculpa para ignorar um parceiro, fingindo que está ocupado com o smartphone? Pois saiba que a ciência não recomenda a atividade, sob o risco de perder o relacionamento. Em 2012, a companhia australiana Macquarie Dictionary chegou a chamar lexicógrafos, autores e poetas para cunhar um termo em inglês para o ato, que foi batizado de phubbing, uma junção dos termos "snubbing", esnobar, e "phone", telefone.

Apesar de ser, em sua origem, uma atitude boba e aparentemente irrelevante, cientistas da Turquia decidiram explorar isso a fundo e descobriram que, muito mais do que apenas chatear seus entes queridos, o phubbing pode estar sendo responsável por arruinar os relacionamentos mais importantes de muita gente. Publicado no periódico científico Psychological Reports, um estudo sobre a prática a coloca como um fator de risco para o fim de relacionamentos românticos.

Continua após a publicidade

Relacionamento ruim, vida ruim

Segundo os pesquisadores, o phubbing afeta diretamente as interações sociais dos indivíduos, seja ele proposital ou não. Alguém que se ocupa demais com o smartphone durante relacionamentos românticos acabam afetando a satisfação com a relação na percepção de seu parceiro ou parceira, diminuindo também a qualidade da relação como percebida por ele ou ela.

E esse não é o único efeito negativo do esnobamento por smartphone. A atitude também já foi ligada a vício em celulares e depressão, baixa autoestima e mal humor em adolescentes, além de queda na comunicação e qualidade dos relacionamentos em geral, como os familiares. No novo estudo, o foco ficou em analisar as experiências dos praticantes de phubbing em sua satisfação pessoal, com seus relacionamentos e na qualidade deles, em comparação com quem sofre do ato por parte de seus parceiros.

Foram estudados 308 participantes, quase 4/5 deles do sexo feminino, e que deram respostas bem claras: não só sofrer da prática por parte do parceiro foi associado a uma satisfação menor com o relacionamento romântico, mas a relação onde isso aconteceu também foi percebida como sendo de baixa qualidade no geral.

Continua após a publicidade

Para piorar, uma análise mais profunda associou a satisfação com o relacionamento romântico à satisfação com a vida como um todo, mostrando que o fenômeno pode impactar de forma bem literal o aproveitamento da vida. Segundo os cientistas, é um efeito indireto significativo na qualidade de vida de quem sofre do phubbing por parte do parceiro ou parceira.

O phubbing é tão sério assim?

Do ponto de vista científico, é claro, não é possível traçar uma relação causal absoluta em estudos como esse — em outras palavras, não há como dizer com certeza que o phubbing por si só causa relações piores. É possível que olhar o celular o tempo todo, por exemplo, esteja ligado a algum tipo de estresse que também afete a satisfação com os relacionamentos, uma variável fácil de passar despercebida e que precisaria de estudos muito rigorosos para eliminar.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, ainda podemos dizer com certa segurança que ignorar demais o seu amor para ficar olhando o celular não é uma atividade que irá te ajudar muito na relação. Mais do que isso, esse comportamento provavelmente irá piorar sua relação com pais, amigos, colegas de trabalho e até mesmo animais de estimação — se levarmos em conta os achados do estudo, é claro. Na dúvida, priorize suas relações, e não o seu smartphone.

Fonte: Psychological Reports