Pesquisadores descobrem dois novos exoplanetas mais pesados do que a Terra

Por Redação | 06 de Maio de 2015 às 08h40
photo_camera Foto: Reprodução/Institude for Astronomy

Pesquisadores descobriram dois novos exoplanetas mais pesados que a Terra orbitando a estrela HD 7924, localizada bem próxima de nosso planeta. Eles foram batizados de HD 7924c e HD 7924d e suas massas são, respectivamente, 7,9 e 6,4 vezes maiores do que a Terra.

Em 2009, outra Super-Terra, a HD 7924b, foi descoberta. Os três exoplanetas, HD 7924b, HD 7924c e HD 7924d, completam as suas órbitas em 5, 15 e 24 dias, respectivamente, a uma distância menor do que entre Mercúrio e o Sol.

Exoplanetas

O estudante da Universidade da Califórnia e coautor do estudo, Lauren Weiss, diz que "os três planetas são diferentes de tudo em nosso sistema solar, com massas de sete a oito vezes maiores do que a massa da Terra e órbitas que os levam muito próximos de sua estrela-mãe".

A descoberta foi feita com ajuda de três telescópios diferentes, o Automates Planet Finder (APF), o Keck Observatory e o Automatic Photometric Telescope (APT). Os pesquisadores também detectaram oscilações na estrela HD 7924, que foram causadas pela atração gravitacional entre os dois planetas.

O estudante da Universidade do Havaí, BJ Fulton, detalha o estudo. "Nós inicialmente utilizamos o APF como um telescópio regular, que fica a noite toda rastreando estrela por estrela. Mas a ideia de deixar um computador tomar o turno da noite era mais atraente depois de meses de pouco sono. Então nós desenvolvemos um software para nos substituir com um robô”, comenta.

Os três telescópios serviram também para descartar outras explicações, como manchas estelares e manchas solares no sol, que podem imitar os sinais de pequenos planetas. "Observações repetidas ao longo de muitos anos nos permitiram diferenciar os sinais de manchas estelares dos sinais desses novos planetas”, finaliza Evan Sinukoff, da Universidade do Havaí.

Fonte: Institute for Astronomy