Pesquisadores criam superfície que simula interação com objetos

Por Redação | 19 de Maio de 2016 às 12h16

Produtos e programas baseados em realidade virtual e aumentada já estão entre nós e permitem uma interatividade incrível com o mundo virtual. No entanto, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) trabalharam, ao longo dos últimos anos, em um projeto que traz a experiência virtual para o mundo real (ou o contrário), tornando-se uma alternativa muito mais ampla para diversas áreas. Chamado de Materiable, o projeto trata-se de uma interface física capaz de simular objetos virtuais sobre uma superfície totalmente interativa.

A superfície é composta de um total de 576 blocos de mesma medida e formato (24 x 24 mm). Cada um desses blocos, ou "pixels físicos", possui uma resposta tátil com cores sendo geradas por um projetor na parte superior. Com o Materiable, é possível reproduzir o efeito de qualquer elemento, levando em conta a resistência e a força aplicada sobre a superfície. O usuário pode empurrar os blocos com qualquer parte do corpo e a superfície irá responder de acordo com a intensidade e velocidade aplicadas. A resposta é tão precisa que o Materiable reproduz os movimentos de pequenas ondulações da água, por exemplo.

O projeto poderá ser utilizado em diversas áreas e profissionais. Na arquitetura e engenharia civil, por exemplo, os profissionais poderão utilizar a ideia para simulações de projetos, na construção e reformas. Além disso, o Materiable pode ser utilizado como simulador de terremotos e outros eventos geológicos. Na área da educação, tanto crianças quanto universitários poderão aprender com manipulações de projetos, equações matemáticas e outros assuntos de maneira mais prática e intuitiva com criações baseadas no projeto do MIT.

O próximo passo da equipe que está desenvolvendo o Materiable é melhorar a eficiência da superfície, trabalhando na velocidade, resistência e resolução dos blocos, permitindo a simulação de objetos de maneira mais precisa e real.

Fonte: MIT Media Lab

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.