Pesquisadores criam primeiro holograma 3D colorido

Por Redação | 09 de Dezembro de 2015 às 08h48

A Microsoft tem falado a respeito das maravilhas dos hologramas há mais de um ano, alegando que o seu headset de realidade aumentada, o HoloLens, é a melhor maneira de trazer objetos 3D gerados no computador para o mundo real. No entanto, uma equipe de pesquisadores provou que não é preciso usar óculos especiais para visualizar hologramas 3D.

A equipe do Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações na Coréia do Sul (da sigla em inglês, ETRI) criou uma tecnologia para exibir o que chamam de "primeiro holograma 3D colorido do mundo". Disposta em cima de uma mesa, a tecnologia usou feixes tridimensionais para criar uma representação animada 3D de um cubo de Rubik com cerca de 7 centímetros.

O cubo mágico pode ser visto de todos os ângulos e parece que está flutuando no ar. O projeto foi criado em colaboração com 16 outras empresas de tecnologia, incluindo a LG e a Universidade Nacional de Kyungpook na Coreia. A novidade usa a difração da luz para criar a imagem, enquanto uma interferência entre os feixes de luz cria as cores.

Agora, os pesquisadores querem melhorar a qualidade da imagem holográfica e aumentar seu tamanho. A equipe também está trabalhando em uma tecnologia que tem potencial para enviar e receber hologramas em redes 5G. "Atualmente estamos trabalhando em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar uma TV holográfica de 10 polegadas até 2021", disse o diretor do Instituto Digital ERTI, Choo Hyun Gon.

Via Engadget

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.