Pesquisadores criam elástico eletrônico que ajuda na segurança

Por Redação | 20 de Agosto de 2015 às 08h01
photo_camera Foto: Reprodução

Cientistas do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea de Wright Patterson, em Ohio (EUA), estão trabalhando no projeto de uma nova forma de eletrônico que é envolto em um material elástico e flexível.

Ele ganha esta característica pois permite que seja enrolado em torno de partes do corpo e é capaz de sentir a tensão e estresse em edifícios, aviões e veículos diversos. O material pode ser usado em qualquer situação na qual exige flexibilidade e alta pressão.

Benjamin J. Leever, Ph.D do laboratório, comenta que os pesquisadores estão usando uma tecnologia híbrida que mistura a eletrônica tradicional com a eletrônica flexível de alta performance e novas tecnologias de impressão 3D. "Em alguns casos nós incorporamos tintas que são baseadas em metais, polímeros e materiais orgânicos para amarrar o sistema em conjunto eletronicamente. Com a nossa tecnologia, podemos tomar um circuito integrado de silício razor-fina a poucas centenas de nanômetros de espessura e colocá-lo em um plástico como material de substrato flexível ou mesmo dobrável", completa.

A equipe está usando ligas de gálio líquido injetadas no substrato para transportar eletricidade. As ligas nunca são expostas ao ar, fazendo com que seja evitada sua oxidação. O material pode ser integrado em superfícies curvas complexas, como asas de aviões ou na pele de uma pessoa. O elástico também pode ajudar a controlar a detonação de bombas, funcionando como um sensor.

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.