Pesquisadores afirmam que Marte pode ter pequena porção de água líquida

Por Redação | 13 de Abril de 2015 às 18h27

Pesquisadores afirmaram que Marte pode conter uma pequena quantidade de água em forma líquida. A descoberta, publicada na revista Nature Geoscience, foi feita com base na exploração da sonda Curiosity, da agência espacial norte-americana NASA.

"Descobrimos perclorato de cálcio no solo e, sob as condições adequadas, a substância pode absorver vapor de água da atmosfera. As medições da estação de monitoramento meteorológico da sonda Curiosity mostram que essas condições existem à noite e logo após o nascer do sol durante o inverno", explica Morten Bo Madsen, pesquisador da Universidade de Copenhague e co-autor do estudo.

Ou seja, a água congelada que normalmente existe na maior parte da superfície de Marte pode se tornar líquida em certo período antes de evaporar novamente durante o dia. O processo começaria com o vapor de água no ar todas as noites. Depois de se condensar na superfície de Marte, os sais — em forma de perclorato de cálcio — então saturam a água, diminuindo seu ponto de congelamento. A água assim poderia se tornar líquida e ser absolvida pelo solo. Os cientistas encontraram essas condições na região denomidada de Cratera Gale, contudo, acreditam que as mesmas condições podem existir ao longo de todo o planeta vermelho.

ÁGUA MARTE

Os pesquisadores já haviam determinado que Marte contém grandes quantidades de água líquida, mas isso foi há bastante tempo. Sinais de existência de água líquida em outros planetas costumam empolgar os especialistas porque na Terra é o elemento básico para a vida.

Porém, ainda que a descoberta seja interessante, os cientistas adiantam que isso não quer dizer necessariamente que a água de Marte pode ser adequada para que haja vida. A maior parte do solo de Marte, como eles destacam, é muito gelada para que qualquer forma de vida conhecida sobreviva.

Fonte: Nature Geoscience via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2015/4/13/8405287/mars-liquid-water-curiosity-detects-signs

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.