Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pandemia da COVID pode se transformar em epidemias sazonais, segundo virologista

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Junho de 2021 às 15h30

Link copiado!

ktsimage/Envato
ktsimage/Envato

A pandemia da COVID-19 pode, em breve, passar a ser classificada como uma epidemia, significando que a doença deixa de se espalhar no mundo inteiro para ficar em "apenas" alguns territórios. A previsão é de Christian Drosten, virologista alemão, que diz acreditar que a transição deva acontecer durante o verão do hemisfério norte, quando é inverno por aqui no sul.

Drosten diz que os casos de infecção pelo coronavírus irão aumentar após o mês de setembro, quando o verão de lá acaba, mas que a doença estará sob controle. Esse aumento, normalmente, seria classificado como a quarta onda, mas para o especialista será o início de uma nova fase epidêmica, ou de epidemias sazonais

Continua após a publicidade

"Agora, estamos em uma fase de transição. O próximo objetivo que precisamos ter em vista como sociedade é que 80% da população adulta estará completamente vacinada", disse o epidemiologista em entrevista a uma estação de rádio da Alemanha. Drosten é um profissional reconhecido no país por fazer consultoria às autoridades sobre a pandemia.

O especialista diz ainda que será preciso, nos próximos meses, não só vacinar crianças e adolescentes, como também avaliar a possível perda de imunidade de quem já foi vacinado há algum tempo, principalmente pessoas mais idosas. Vale reforçar que a previsão de Drosten, em grande parte, se refere à Alemanha e a Europa, mas a redução da propagação do vírus por lá pode colaborar com a transformação da pandemia em uma epidemia no restante do mundo.

Fonte: The Guardian