O melhor dia do ano para observar Júpiter é esta sexta-feira (7)

Por Redação | 07 de Abril de 2017 às 19h28
photo_camera ESO

Nesta sexta-feira (7), Júpiter estará mais visível que nunca. Isso acontecerá porque o gigante gasoso alcançará uma posição exatamente entre a Terra e o Sol. Durante toda a noite, os amantes do universo poderão contemplar o maior planeta do Sistema Solar, e a melhor notícia é que neste sábado (8) Júpiter estará no ponto mais próximo ao nosso planeta.

De acordo com os astrônomos, a observação ficará boa ao longo das próximas três semanas. "Como a Terra gira em torno do Sol, ao longo do ano a gente vai vendo regiões diferentes do céu, por isso algumas constelações a gente consegue ver em certas épocas do ano e não em outras", explica Rafael Sfair, professor da Unesp Guaratinguetá.

Para quem quer aproveitar o momento, mas não sabe como encontrar o gigante no céu, basta olhar para o leste e procurar o astro que brilha mais intensamente. Vale lembrar também que entre os dias 10 e 11 o planeta poderá ser visto, também a olho nu, ao lado da Lua.

Outro dado interessante é que quem tiver um binóculo ou um telescópio simples poderá ver, inclusive, as faixas de atmosfera do grandalhão. Roberto Costa, astrônomo e professor da USP, diz que "a atmosfera de Júpiter tem faixas acima e abaixo do Equador que são de tonalidades diferentes. Júpiter é um planeta gasoso, diferente da Terra".

Via Uol

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.