O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (27/11/2018)

Por| 27 de Novembro de 2018 às 17h40

NASA

E aí, vamos falar de coisa boa? Então vamos falar de ciência e de astronomia, claro! Terça-feira é o dia oficial da ciência no Canaltech, aquele dia da semana em que a gente faz um resumo com as principais notícias científicas que rolaram nos últimos dias.

Então vamos lá que hoje tem mesmo muita coisa boa:

Choveu no Atacama após 500 anos

O deserto do Atacama, no norte do Chile, é o mais alto do mundo e, ali, não chovia há 500 anos. Não chovia, pois uma chuva aconteceu por lá na semana passada. Mas, diferente do que muita gente pode imaginar, isso não foi uma coisa boa: boa parte dos microorganismos, adaptados ao clima seco, acabaram morrendo na região de Antofagasta.

Das 16 espécies de micróbios que ali viviam, apenas de 2 a 4 conseguiram sobreviver. É que deve ter acontecido o que se chama de estresse osmótico, quando grandes volumes de água aparecem subitamente numa região que era árida há muito tempo, com os organismos dali não conseguindo se adaptar à repentina mudança de condições ambientais.

NASA vai avaliar cultura de trabalho da SpaceX

Elon Musk causou polêmica meses atrás porque fumou maconha em uma entrevista ao vivo. Mesmo que o uso da erva seja liberado no estado da Califórnia, onde a gravação aconteceu, muita gente não gostou de o CEO da Tesla e da SpaceX tomar essa atitude. E nesse barco está a NASA, que decidiu abrir uma investigação para garantir que na SpaceX não há uso de drogas.

É que a NASA, por ser uma agência estatal, precisa seguir o que o Governo dos EUA prega, e oficialmente a maconha não é liberada em todo o país. Sendo assim, a agência espacial quer garantir que as empresas privadas que estejam trabalhando em parceria não causem nenhum escândalo que possa manchar a imagem da NASA por aí.

BFR mudou de nome mais uma vez

De novo, Elon Musk decidiu renomear o foguete BFR. Agora, ele se chama Starship. Na verdade, Starship é o nome do estágio superior do foguete, que abriga a nave de transporte, enquanto o foguete propriamente dito se chama agora Super Heavy. O conjunto, então, pode ser chamado de Super Heavy-Starship.

Dinossauros pescoçudos brasileiros

Cientistas descobriram que o dinossauro pescoçudo mais antigo do mundo é brasileiro. O Macrocollum itaquii tem 225 milhões de anos — muito mais antigo do que outras espécies de dinossauros encontradas no Brasil, que datam de entre 120 e 65 milhões de anos atrás.

Commercial Crew Program da NASA: agora vai?

Finalmente temos uma data marcada para a realização dos primeiros testes com o foguete e cápsula da SpaceX para o futuro transporte de astronautas à Estação Espacial Internacional: o teste não tripulado está marcado para o dia 7 de janeiro, com um primeiro voo tripulado acontecendo em junho. Depois disso, acontecem os testes com o foguete e cápsula da Boeing, em março, sem tripulação e com astronautas em agosto do ano que vem.

Mais descobertas sobre nosso cérebro

Que a gente ainda não tem 100% de conhecimento sobre o cérebro humano, todo mundo sabe. E agora, descobrimos um pouco a mais sobre este que é um dos principais órgãos do corpo humano: um neurocientista descobriu uma região até então desconhecida do cérebro humano.

Esta região abriga um feixe de neurônios provavelmente responsável pelo controle motor fino, responsável por proporcionar coisas como dedilhar um violão ou praticar esportes.

Gomorra foi destruída por asteroide

Ainda que isso não seja um consenso, acredita-se que uma cidade chamada Tall el-Hammam, ao norte do Mar Morto, seja o local onde ficava a cidade bíblica de Gomorra. Agora, um novo estudo indica que Gomorra pode ter, na verdade, sido destruída por um asteroide que explodiu na atmosfera da Terra há 3.700 anos.

Evidências minerais mostram processos de cristalização que indicam que fortes ventos, além de um calor abrupto, ameaçaram a região onde artefatos de cerâmica que se derreteram e se transformaram em vidro foram encontrados.

Bebês geneticamente editados

Na China, acabam de nascer duas bebês que foram "editadas" em laboratório. Elas são os primeiros humanos geneticamente alterados já nascidos, com os pesquisadores utilizando tecnologia de edição dos genes para alterar o CC5, gene que é atacado pelo vírus HIV.

A ideia é que as crianças desenvolvam imunidade contra a AIDS e, quem sabe, não esteja aí a solução para a doença que não tem cura.

Sucesso com o pouso da InSight em Marte

E o pouso da sonda InSight na superfície de Marte aconteceu com sucesso na última segunda-feira (26). Por lá, a sonda ficará paradinha estudando a formação do planeta, equipada com uma perfuratriz que analisará os "martemotos", abalos sísmicos similares aos terremotos, só que em Marte.

E assim que chegou, a sonda já enviou uma primeira fotografia para confirmar que está tudo dentro dos conformes. A imagem, contudo, está bastante suja porque a camada protetora da lente ainda não foi removida e, portanto, ficou cheia de poeira resultante da descida da sonda no planeta.

Russos investigando pouso do homem na Lua

E as teorias da conspiração de que a humanidade não pousou na Lua coisa nenhuma, falando que tudo foi uma invenção do governo norte-americano, acabam de ganhar um novo episódio: Dmitry Rodozin, chefe da agência espacial russa (a Roscosmos), falou que o país está se preparando para iniciar uma missão investigativa a fim de verificar se os feitos do programa Apollo foram mesmo verdadeiros.

Na verdade, a declaração parece ter sido uma grande zoeira, pois Rodozin é conhecido por fazer afirmações irônicas e provocações, mas como pesquisas recentes mostram que boa parte da população russa crê que os EUA não pisaram na Lua no final dos anos 1960, uma declaração como esta, mesmo que seja brincadeira, acaba colocando ainda mais lenha em uma fogueira que continua acesa há quase 50 anos.